Talvez numa manobra para concorrer com o Periscope, sabe-se que o Facebook quer permitir que os utilizadores façam transmissões de vídeo em direto na rede social. Os testes já começaram com um pequeno grupo de perfis.

facebook-live-video-ios-iphone-100631408-large

Desde ontem, 3 de dezembro, e ao longo das próximas semanas, o Facebook vai disponibilizar para todos os utilizadores a funcionalidade que permite transmitir vídeos em direto. A maior rede social do mundo responde assim à crescente tendência dos streams que foi popularizada por serviços como o Periscope ou o Meerkat.

A funcionalidade Live Video é uma extensão da já conhecida Live, que era um exclusivo para celebridades e figuras públicas. Agora, o Facebook quer que todos os utilizadores possam mostrar vídeos como «visitar um novo lugar, cozinhar a vossa receita preferida ou só partilhar alguns pensamentos», explicam os produtores do Facebook.

Numa fase inicial, os testes estão a decorrer apenas junto de alguns utilizadores de iPhone, residentes nos EUA. O plano é alargar para utilizadores Android no início do próximo ano.

Esta ferramenta vai ajudar o Facebook a recolher mais receitas publicitárias, uma vez que já estudos que mostram que 75% dos utilizadores que veem vídeos naquela rede social, fazem-no através do telemóvel. A Live Video vai ser mais uma forma de manter os utilizadores “agarrados” ao Facebook.