Esta notícia é algo que muitos de nós já esperam à muito tempo… Controlar objectos com a mente! Sim, já é possível…

A empresa de dispositivos de vestir Emotiv desenvolveu o Insight.  Este novo dispositivo não é nada mais nada menos que um conjunto de sensores que conseguem “ler” as indicações do nosso cérebro e assim ajudar a controlar objectos com a mente. Além desta funcionalidade, este dispositivo consegue ainda “detectar” ondas cerebrais, analisar padrões e identificar o humor do utilizador, bem como toda a sua expressão facial.

permite controlar objectos com a mente
fones de ouvido que permitem controlar objectos com a mente

A pergunta que neste momento tem em mente, suponho que seja: e funciona?

A empresa utiliza tecnologia bastante complexa, algoritmos de aprendizagem… Isto permite que os utilizadores treinem diferentes padrões e iniciem comandos sem dizer qualquer palavra. No testes efectuados, os utilizadores conseguiram por exemplo, controlar uma cadeira de rodas com a mente.

Como falamos de tecnologia actual, este dispositivo consegue por intermédio de uma aplicação para smartphone, que o utilizador consiga monitorizar todas as actividades do seu cérebro. Obviamente que será possível o seu emparelhamento com um dispositivo ANDROID, mas não só… É também compatível com Windows, OSX, Linux e iOS.

Esta notícia também está directamente relacionada com o mundo dos video-jogos, porque segundo os criadores, no futuro os jogadores irão poder controlar completamente os seus jogos e ambientes de realidade virtual, apenas com seus pensamentos…

Controlar objectos com a mente

De acordo com Kim Du, vice-presidente da Emotiv, estes dispositivos como o Insight podem ajudar qualquer pessoa a treinar sua própria mente, “É possível controlar seus níveis de stress e fazer uma auto meditação até sentir alteração no seu próprio humor”. Afirma ainda que “no futuro, eu vou andar pela minha casa e a tecnologia vai saber que eu estou cansado. Então, a música vai-se transformar em algo mais calmo e as luzes irão se apagar“.

Com esta tecnologia a empresa, também conseguirá obter dados e começar a elaborar a sua própria base de dados de cérebros saudáveis, para que no futuro, estas informações consigam ajudar quem sofre de alguma condição.

Ficha técnica:
5 canais: AF3, AF4, T7, T8, Pz 2
Bateria: Polímeros de Lítio 480mAh, 4 horas de utilização
Transmissão de dados: Bluetooth 4.0 LE e wireless, 2.4GHz
Velocidade de transmissão: 128 amostras por segundo

Estima-se assim que o Insight irá estar à venda a partir de cerca de 606€.

Pessoalmente, acho um dispositivo muito interessante… Qual a tua opinião?