A marca espanhola avisou os clientes que compraram os modelos Aquaris E5 FHD e Aquaris E6 que não vai haver atualizações para o Android Lollipop. A culpa é da Mediatek, garante, e a alternativa sugerida é que os utilizadores façam um upgrade de equipamento!

bq-aquaris-e45_2O comunicado foi publicado a 14 de abril e não deixa dúvidas

“Durante os últimos meses, trabalhámos no desenvolvimento da atualização para o Lollipop dos modelos Aquaris E5 FHD e Aquaris E6, de modo a obter uma versão o mais estável possível.

Desde o princípio que tivemos a convicção de que iriamos finalizar a atualização. Contudo, durante estes meses, o suporte dado pelo fabricante do processador em relação a esta plataforma foi muito reduzido.  Hoje, encontramo-nos numa posição na qual é imprescindível a intervenção da MediaTek, de modo a corrigir erros localizados nestas versões a nível de drivers do componente, mas o fabricante do SoC comunicou-nos que deixará de oferecer suporte para esta plataforma. Esta situação traduz-se em não podermos resolver estes incidentes, nem dar seguimento ao desenvolvimento do firmware.

Ao chegar a este ponto, decidimos publicar as versões no estado em que se encontram atualmente, para que, quem quiser, possa instalá-las no dispositivode forma manual. De

igual modo, publicaremos os códigos GPL para que os programadores possam aproveitar o trabalho destes meses para as suas ROM não oficiais. No entanto, é nosso dever avisar que, ao ser um  firmware em estado Beta, ao instalá-lo, poderão observar-se possíveis falhas ou instabilidade no sistema para os quais não podemos oferecer suporte devido à situação explicada acima.

Gostaríamos,  no entanto, de poder compensar estes meses de espera, assim como o cancelamento da atualização. Por isso, os utilizadores que tiverem um Aquaris E6, um Aquaris E5 FHD ou um Aquaris E10 podem obter um desconto de 50€ válido na compra de Aquaris M5, Aquaris M5.5 e Aquaris M10em qualquer uma das suas configurações. O desconto pode ser pedido até 30 de junho de 2016 através do seguinte formulário de contacto.

A nossa intenção foi sempre proporcionar esta atualização aos nossos clientes, contudo, lamentavelmente, não vamos poder oferecer uma versão definitiva e estável do Android 5.1. A partir de agora, para os novos smartphones, a BQ apostará pela Qualcomm, que nos permitirá oferecer atualizações no momento em que os nossos utilizadores as esperam e quando desejamos, continuando o bom caminho que iniciámos com o Aquaris E5 4G.

Aproveitamos para agradecer aos nossos utilizadores do programa betatester pela ajuda proporcionada e o seu total apoio desde o primeiro dia até hoje.

Lamentamos o inconveniente causado”.

Desapontado com a Bq?