E que tal trocar de operadora sem mudar de SIM?

Pois, acredito que já alguma vez pensou nisto… É mesmo chato o facto de termos aquele trabalho todo de trocar de cartão, sempre que mudamos de operadora… E por saberem disto, os fabricantes como a Apple e a Samsung, uniram-se para criar uma nova tecnologia. Estamos a falar do eSIM ou E-SIM! Este novo chip ocupa menos 90% de espaço que os actuais e permite que o utilizador troque de operadora sem substituir o chip! Com esta tecnologia, os smartphones também ficaram mais leves e por consequência, poderá ser implementada em equipamentos de menores dimensões, já que o chip não será necessário ser retirado.

A ideia consiste que o utilizador active remotamente o chip que tem inserido no seu smartphone (ou outro equipamento), para que assim seja possível adquirir rede.

Segundo o GSMA, grupo que representa empresas de telecomunicações e fabricantes de dispositivos móveis, ambiciona lançar em Junho, um padrão similar para todos os dispositivos, sejam estes smartphones, smartwatches ou tablets.

Apenas é de realçar que estes novos chip’s programáveis, não são assim tão “novos”, pois a Apple já implementou nos seus iPads um recurso semelhante. No entanto, a GSMA resalvou que “esta é a única solução comum e com especificações globais que tem o apoio da indústria móvel”.

A Samsung também já informou que a próxima geração do seu smartwatch, o Gear S2 Classic 3G, será o pioneiro da marca com esta tecnologia.

Tecnologias com esta, são sempre bem-vindas! O que achas?