Agora os pais já podem recorrer à tecnologia para cuidar dos seus bebés. Investigadores do Hospital Universitário Nacional de Taiwan em Yunlin criaram uma aplicação para os dois principais sistemas móveis do mercado (Android e IOS), onde prometem traduzir os choros das pequenas crianças.

cry-translator-decodes-babies-1

Batizado de “The Infant Cries Translator”, a aplicação permite diferenciar as necessidades das crianças até aos 6 meses de idade, A partir do tipo de choro que elas estiverem a produzir. Um dos criadores da app, Chang Yu-Chuan, disse que o tradutor identifica até 4 tipos de necessidades a partir dos choros dos bebés:

  1. Quando estão com fome;
  2. Quando estão com dores, cólicas por exemplo;
  3. Quando estão com sono;
  4. Quando têm a fralda suja a precisar de ser trocada.

Para chegar até a versão final da aplicação, os desenvolvedores trabalharam com uma coleção de 200 mil choros de 100 bebés recém-nascidos, com os resultados armazenados num banco de dados online. Quanto ao nível de fiabilidade, segundo seus criadores, com recém-nascidos é garantida uma taxa de precisão de 92%, sendo 84% e 85% para as crianças entre 1 a 2 meses e 77% entre os bebés de 4 meses.

2FAFF17600000578-3379113-image-a-1_1451494118248

Os interessados podem realizar o download no Google Play, sendo necessário apenas adicionar a data de nascimento e nacionalidade do bebé. A aplicação requer de gravações de 10 segundos de choro para identificação das necessidades da criança. Infelizmente e para já a aplicação está apenas disponível em Chinês, Japonês e Inglês, sendo vendido por cerca de 3 Euros.

google_play

Alertamos para a verificação da compatibilidade da aplicação com os dispositivos utilizados e deixamos aqui um pequeno vídeo que demonstra o funcionamento da mesma. Desde já pedimos desculpa pelo vídeo não estar um português: