O tema da segurança é muito importante para todos nós, utilizadores de qualquer equipamento, seja um pc uma tablet ou um smartphone por isso hoje trazemos esta notícia. A Mediatek admitiu que smartphones com os seus processadores podem estar vulneráveis a invasões por terceiros ou até alvo fáceis de vírus.

569120(2)

A empresa, no entanto, alega que o problema acontece só com equipamentos que estão com o Android 4.4 KitKat, que é a versão justamente mais encontrada em smartphones chineses que usam os SoCs da empresa.

As falhas de segurança foram relatadas pela companhia justin case no início de janeiro e após quase um mês a MediaTek finalmente reconheceu que estas falhas são reais. O maior risco está no fato de aplicações maliciosas poderem conseguir acesso root(super user) em smartphones infectados sem que o proprietário tenha conhecimento disso. Com este acesso, os malwares podem roubar os dados, apaga-los, espionar as suas atividades ou mesmo usar o equipamento para acesso remoto para invadir outros pela internet.

Por

seu lado, a MediaTek explicou que a vulnerabilidade decorre de um recurso de depuração em que as fabricantes de smartphones são responsáveis por desativar antes de enviar os dispositivos aos consumidores.

“Estamos cientes desse problema e que foi revisto pela equipa de segurança da MediaTek. Foi encontrada em dispositivos que executam o Android 4.4 KitKat, devido a um recurso debug criado para testes de interoperabilidade de telecomunicações na China”, disse um porta-voz da MediaTek.

“Após o teste, as fabricantes de telefones devem desativar o recurso debug antes de enviar os seus smartphones às lojas. No entanto, após investigação, descobriu-se que algumas fabricantes de telefones não desativam tal  recurso, resultando neste potencial problema de segurança.”

A MediaTek, no entanto, não forneceu mais detalhes, apenas disse que o problema afecta “uma grande quantidade de dispositivos” de “algumas fabricantes”, e acrescentando que alertou todas as empresas sobre o recurso. O que cada um pode e deve fazer é desativar a opção de depuração caso possua um smartphone com processador MediaTek e que esteja a usar a versão do Android 4.4 KitKat.

E tu ainda usas o Android Kitkat?