O Sistema Global Europeu de Navegação por Satélite – Galileo – é impulsionado pela União Europeia e pela Agência Europeia GNSS (GSA).

galileo_logo

Galileo, o Sistema Global Europeu de Navegação por Satélite vai estrear-se na mobilidade em finais de 2016 e o Aquaris X5 Plus será o primeiro smartphone europeu a incorporá-lo.

Galileo, a navegação independente

O programa Galileo é uma iniciativa europeia que leva a tecnologia de última geração aos sistemas de navegação por satélite proporcionando um serviço de alta precisão a nível mundial.

O Galileo dotará a Europa de um sistema próprio e independente de navegação por satélite, compatível com o GPS e o GLONASS, os dois sistemas mundiais de navegação por satélite. Depois de anos de desenvolvimento, será em finais de 2016 que o Galileo vai começar a prestar serviço graças aos seus 14 satélites em órbita e em 2020 o sistema de satélites estará completo com 30 satélites em funcionamento.

8039

Um dos pontos fortes do Galileo é a sua precisão de localização que melhora aquela que se consegue obter apenas com o GPS e o Glonass. A incorporação de satélites Galileo vai oferecer aos utilizadores um posicionamento mais preciso e rápido. Funcionalidade extremamente útil em ambientes urbanos, onde a combinação de ruas estreitas e edifícios altos pode reduzir a precisão.

Aquaris X5 Plus, o dispositivo que vai levar o Galileo aos utilizadores

O Galileo vê a luz do dia no último trimestre de 2016 e o Aquaris X5 Plus da BQ será o primeiro smartphone europeu compatível com este sistema. Durante o processo de desenvolvimento e integração, a BQ trabalhou em estreita colaboração com a Agência do GNSS Europeu e a Qualcomm Technologies, Inc. empresa subsidiária de Qualcomm Incorporated, com quem a tecnológica espanhola já anunciou, em maio, que vai trabalhar na sua próxima geração de smartphones.aquaris_x5_plus_black

Para começar a usar o sistema Galileo, os utilizadores apenas terão de actualizar o firmware via OTA, uma actualização que já começou a ser disponibilizada.

O Aquaris X5 Plus, que pode ser adquirido página web da BQ por 289,90€, destaca-se pelo seu design metálico e leve. Tem 3200 mAh de bateria, um processador Qualcomm® Snapdragon 652 Octa Core até 1,8 GHz e um processador gráfico Adreno™ 510 até 600 MHz. Inclui uma câmara traseira de 16 Mpx, sensor Sony IMX298, f/2.0, Dual Tone Flash, focagem por deteção de fase entre outros, bem como uma câmara frontal com sensor Sony IMX219 e 8 Mpx. Grava vídeos em 4K e além disso incorpora um leitor de impressão digital e a tecnologia NFC.
aquaris_x5_plus_white

Rodrigo del Prado, Diretor-Geral Adjunto da BQ, explica que “para nós, é um privilégio sermos dos primeiros a oferecer o sistema Galileo ao mundo. É um motivo de orgulho que o sistema de navegação europeu esteja disponível pela primeira vez num dispositivo também europeu, demonstrando que a Europa é líder no desenvolvimento tecnológico”.

“Os Serviços Baseados na Localização (LBS) são, sem dúvida, o maior segmento de mercado do GNSS, tanto em termos do número de dispositivos como em termos de receitas, e, portanto, um objetivo estratégico para a GSA”, afirma Carlo des Dorides, Diretor Executivo da GSA. “A chave do sucesso do Galileo está em assegurarmos a sua integração neste tipo de dispositivo e é um prazer que seja uma empresa europeia a primeira a fazê-lo”, acrescentou Gian Gherardo Calini, Responsável do Desenvolvimento de Mercado da GSA.

Nas palavras de Roberto di Pietro, Vice President, Business Development, Qualcomm Technologies, Inc. “foi um prazer para a Qualcomm Technologies trabalhar com a BQ e a GSA no Aquaris X5 Plus e o apoio do Galileo no dispositivo representa um marco fundamental. A precisão, a exatidão e a velocidade de localização da posição são os fatores mais importantes na experiência móvel. Além disso, os utilizadores não só beneficiarão desta característica, como também de uma grande variedade de funções possibilitadas pelo processador Qualcomm Snapdragon 652”.