Será que estamos próximos do fim do SMS? Para a Google parece que sim!

Todos nós, que usamos smartphones todos os dias, trocamos SMS… mas cada vez menos, certo?! Pois é… aos poucos substituímos esta forma de comunicar por outras, pois certamente também começou a usar mais outras aplicações como o WhatsApp ou o Facebook Messenger.

A Google está igualmente atenta a estes pormenores, e tem agora planos para tornar as nossas conversas offlines, novamente interessantes com o RCS. A ideia passa por difundir ao máximo por todo o mundo este novo formato, para em breve, este ser o padrão de mensagens de rede móvel, para os smartphones Android.

Neste momento a empresa está a trabalhar em parceria com diversas empresas de telecomunicação de todo o mundo, sendo que a comunicação é feita por intermédio da GSMA, a Associação que representa os interesses das principais operadoras, para deste modo, acelerar a conclusão deste novo formato. Assim, enquanto que o tradicional SMS (“Short Message Service” ou “Serviço de Mensagem Curta”), só aceita pequenos textos e está limitado a uma serie de caracteres, o RCS (“Rich Communications Service” ou “Serviço de Comunicações Ricas”) poderia englobar outros recursos.

Como seria de esperar, nas mensagens RCS, além de podermos enviar texto, também poderíamos enviar imagens de alta resolução, informar se a mensagem foi visualizada ou até mesmo, criar conversas de grupo. Num futuro próximo, seriam adicionadas a esta plataforma, também, conversas por vídeo.

Este projecto não é de todo “novo”, pois a GSMA tem trabalhado nele à quase uma década, para o tornar popular, mas nunca conseguiu… No entanto espera-se agora que, com o apoio do Google, finalmente este projecto dê resultados!

E tu… vais aderir ao RCS?