A Samsung Electronics, lider mundial da “Internet das Coisas” (Internet of Things) e outros componentes avançados, anunciou a “Internet das Calças”, um novo conceito de IoT-trazendo a internet para o mercado da moda.

Internet-of-Trousers

Este novo conceito inclui um leque variado de calças, todas elas com diversos sensores que podem, de uma forma ou de outra, ajudar o dia-a-dia do utilizador. Com estilos clássicos ou contemporâneos, este é com certeza um produto para ser usado (wereable).

As calças inteligentes, que combinam a ultima tecnologia com a moda mais recente, foram desenhadas para serem utilizadas à exaustão, com aplicações Android que controlam todo o dia do utilizador. A Samsung incluiu nestes novos produtos chips ARTIK Smarter Fashion, que comunicam com a aplicação Smarter Fabric Care.

dualpixel_final_CS6

Funções principais:

  • Wi-Fly: Longe vão os tempos de sair para a rua sem ter o fecho eclair devidamente fechado. Se o fecho se mantiver aberto por mais de 3 minutos, o módulo ZipARTIK envia uma sério de alertas para o smartphone de modo a poupar o utilizador de embaraços.
  • Get Up! Alert: Usando sensores de pressão, as calças inteligente da Samsung, irão alertar quem as usa para se levantar, pelo menos uma vez por hora. Combater o sedentarismo é um dos propósitos desta característica. Se o utilizador se mantiver sentado por mais de três horas, micro choques serão aplicados, através de dispositivos instalados nos bolsos traseiros.
  • Keep-Your-Pants-On Mode: O Bio-Processor verifica os dados biológicos, como o batimento cardiaco ou o nivel de transpiração. Se estes indicadores forem muito elevados, a aplicação irá alertar o utilizador, de modo a controlar os dados.
  • Fridge Lock: Se a tenção à volya da cintura for muito elevada, o chip ARTIK enviará um alerta para os frigoríficos inteligentes da Samsung, bloqueando a porta para prevenir o utilizador de comer demasiado. A porta apenas poderá ser “destrancada” com o consentimento de uma terceira pessoa, que deverá ser registada na aplicação.

Que pensas desta nova inovação? Vais utilizar estas calças? Feliz dia 1 de Abril 😀