Seguindo a sua cronologia, a Samsung utilizou esta quinta-feira (04 de janeiro) para oficializar o Exynos 9810, seu novo processador para celulares de alto nível da família Galaxy, e que por sua vez promete alimentar os integrantes da nona geração Galaxy S em 2018.

O Exynos 9810 é produzido sob arquitetura FinFET de 10 nanômetros (nm) da Samsung, e traz um nível aprimorado de desempenho para smartphones e dispositivos inteligentes graças a sua poderosa CPU personalizada de terceira geração, modem LTE Gigabit mais rápido e processamento de imagem sofisticado com software baseado em aprendizagem profunda.

Ainda no final do último ano, Samsung revelou este chipset discretamente em seu boletim oficial da CES 2018, mas só agora o Exynos da série 9 veio à tona em formato definitivo – pouco antes do primeiro grande evento de tecnologia desta semana, que terá início a partir de 9 janeiro, em Las Vegas.

O Exynos 9 série 9810 é o processador mobile mais inovador de nosso portfólio, com uma CPU de terceira geração, modem Gigabit LTE ultra-rápido e o processamento profundo de imagens aprimoradas.

Este

processador será um catalisador chave para a inovação em plataformas inteligentes, como smartphones, computação pessoal e sistemas automotivos para a próxima era da inteligência artificial.

— Ben Hur, vice-presidente de marketing da Samsung Electronics

Trabalhando com oito núcleos de processamento, o Exynos 9810 possui um clock máximo de 2,9 GHz. Quatro núcleos são destinados ao desempenho geral, enquanto os outros quatro trabalham em prol da eficiência, como economia de bateria e tarefas rodando em segundo plano.

De acordo com o time da Samsung, o Exynos 9810 traz economia de energia, o dobro de performance em single-core e até 40% de melhorias em multi-core.

Em termos de conectividade, o Exynos 9810 deve atingir uma velocidade máxima de 1,2 Gbps e registrar fotos e vídeos no ápice da qualidade com estabilização em tempo real, resultando em gravações 4K em até 120 FPS.

Tudo indica que este será o processador dos Galaxy S9 e S9 Plus – em alguns mercados especificos –, enquanto Qualcomm Snapdragon 845 alimentará os galaxy no mercado internacional.

Samsung deve anunciar os dois novos smartphones de elite que estrearão o Exynos 9810 durante a MWC 2018, em fevereiro, lembrando que o processador atualmente está em fase de produção massiva.