Samsung começou a liberar a tão esperada atualização do Android 8 Oreo para o Galaxy S8 e S8+ na semana passada. Como já era previsto com base no cronograma da marca, inicialmente a notificação OTA (Over-the-air) do novo sistema pôde ser vista apenas nos celulares de quem participou do programa Beta anteriormente.

A atualização só havia sido enviada para alguns poucos mercados selecionados, mas uma mudança inesperada nos eventos chega como um balde de água fria para quem ainda não recebeu o último sistema do Google: Samsung acaba de interromper a atualização do Android Oreo na família Galaxy S8.

O sistema que até então estava chegando de forma tímida ao mercado da Turquia, Noruega, Emirados Árabes Unidos, Índia, Bélgica, Alemanha, França e Polônia, também era esperado em nosso país até o final de março.

No entanto, com base na nota compartilhada conosco pelo site SamMobile – uma das fontes mais fiáveis quando o assunto em questão é universo Samsung –, a empresa não está mais liberando o Oreo para os

dispositivos da oitava geração Galaxy S.

Os arquivos de firmware G950/G955-FXXU1CRAP do Android 8 Oreo para o Galaxy S8 e Galaxy S8 Plus não estão mais disponíveis nos servidores da Samsung.

Posteriormente, os arquivos lançados no banco de dados da SamMobile também serão removidos.

Esta notícia não deve impactar quem já recebeu a atualização em seu Galaxy S8. Os usuários privilegiados continuarão utilizando o sistema normalmente, pois isso não os afeta.

De acordo com uma resposta formal da Samsung, o time sul-coreano está trabalhando em uma nova versão de firmware do Oreo em prol da melhor experiência no Galaxy S8, ainda sem qualquer previsão de lançamento.

A razão para essa interrupção do uptade ainda não está clara para nós. Estamos no aguardo do contato da companhia esclarecendo quando o Android Oreo voltará a alimentar a família Galaxy S8 oficialmente.

Mostramos em nosso último vídeo de hands-on todas as novidades deste software tão promissor rodando no Galaxy S8.

Infelizmente, nossos compatriotas terão de esperar ainda mais pelo Oreo marcando presença por aqui algum dia: é uma pena.