As aplicações que temos instaladas nos nossos smartphones e tablets ligam-se constantemente a servidores na núvem e em segundo plano, até aqui já sabemos, o que ainda não sabíamos é que isto é mais frequente, secreto e consumidor de bateria do que até aqui se pensava.

Segundo um estudo efetuado pelo site ZDNet, 63% das ligações feitas pelas apps gratuitas mais populares no Android não tem qualquer efeito no funcionamento do dispositivo visível pelo utilizador, por exemplo, não melhora a performance do dispositivo o facto destas apps estarem sempre em contacto com o exterior, isso apenas é vantajoso para os criadores de apps, e para a Google.

Foram testadas cerca de 500 apps, e quando se desligaram as ligações de dados, não foram detectadas quaisquer mudanças no desempenho do dispositivo, apenas se verificou um menor consumo de energia.
Outro dos problemas é que 46% dessas trocas de informação são ocultas e recolhe dados sobre o que o utilizador acede e faz com o seu dispositivo.

Mas porque é que isto é tão importante?

A crítica surge em forma de questão, “Porque é que as Apps estabelecem ligações ocultas que não oferecem qualquer benefício ao utilizador, e expõem o mesmo a problemas de privacidade, gastam tráfego de dados e ainda consomem bateria?”

Segundo Julia Rubin, uma das autoras deste estudo, o problema não está nas ligações ocultas indevidas que devem ser canceladas, elas até podem efectivamente ser úteis, mas o utilizador deve ter conhecimento desta situação.
Até ao momento a Google não fez qualquer comentário sobre este estudo.

Podes consultar o estudo completo, em Inglês aqui.