A Nokia, como a maior parte dos nossos leitores sabe, já foi uma das maiores fabricantes de telemóveis do mundo. Com o passar dos anos, a empresa foi caindo em alguns erros graves, como o ficar agarrada aos seus Sistemas Operativos Symbian e MeeGo, e mais tarde o SO móvel da Microsoft, o que resultou em sérios problemas para a marca. A nokia foi entretanto vendida à Microsoft, por sua vez, a vendeu à Foxconn no inicio deste ano. A Foxconn prometeu que novos smartphones Nokia seriam apresentados num futuro próximo (através da HMD Global), e que iriam correr Android. Entretanto, o “smartphone” Nokia D1C foi aparecendo em alguns benchmarks nos últimos dias, bem como informações sobre o Nokia P1.

Mas ao que parece, poderemos estar errados sobre o “smartphone” Nokia D1C!

nokia-n1-100

As informações mais recentes deixam antever um tablet e não um smartphone, uma vez que tem um ecrã de 13.8 polegadas, pelo menos é o que nos diz este novo resultado do GfxBench. De acordo com o website, este dispositivo terá um ecrã fullHD, juntamente com 3GB de RAM e 16GB de armazenamento interno. O processador será um Qualcomm Snapdragon 430 64-bit octa-core a trabalhar juntamente com um GPU Adreno 505. Terá uma câmera de 16 megapixeis na traseira e uma de 8 megapixeis à frente. O Android 7.0 Nougat virá de origem neste aparelho, provavelmente com o Nokia Z Launcher.nokia-d1c-tablet-gfxbench_1
Estas informações são um pouco estranhas, sendo que todas as características (para além do ecrã) apontam para um smartphone. É possível que este teste da GFXBench esteja errado no que diz respeito ao tamanho do display, sendo um smartphone não um tablet. No entanto, teremos de esperar até ter alguma confirmação, mas espera-se que a Nokia apresente pelo menos um produto até final do ano.