A marca Chinesa Jiayu lançou à pouco tempo o seu mais recente dispositivo, o Jiayu S3+ (aka Jiayu S3 Plus). O Jiayu S3+ incorpora um display FHD de 5.5 polegadas, 3GB de memória RAM , NFC e uma camera traseira de 13 megapixeis.

201511201444257197

Design

JiaYu S3+ mede 152mm x 75.6mm x 9.1mm. Não é o smartphone mais fino do mercado, mas o seu formato curvado para as pontas garante um bom encaixe na mão, tornando o seu manuseamento muito agradável. Tem um design muito minimalista, sem qualquer marca frontal, para além dos botões capacitivos.

14177412463120

No cimo, encontramos uma ficha para auscultadores de 3.5mm e o microfone, e no fundo a porta micro-USB e um segundo microfone. O microfone superior é usado para cancelar o ruído ambiente sendo que o microfone da parte inferior é usado para podermos falar durante as chamadas. O lado esquerdo não tem qualquer porta ou botão, sendo que o botão de power e os botões de volume se encontram do lado direito. E aqui reside, na minha opinião um dos pontos mais negativos deste dispositivo. Os botões são extremamente pequenos, o que dificulta a sua utilização. Não o utilizei com qualquer tipo de capa, mas acredito que a utilização de uma protecção venha dificultar ainda mais a utilização dos botões. Esteticamente ficam muito bem, mas são penalizados na funcionalidade.

14177412782440

Na traseira temos a câmera de 13 MP, juntamente com um flash dual LED, um pouco mais abaixo temos o logo prateado da Jiayu e a grelha do altifalante, que neste caso é stereo. A capa traseira é feita em plástico e, ao inicio pensei que fosse um pouco escorregadia, mas com o uso pude verificar que tem aderência suficiente para que o S3+ não nos escorregue facilmente das mãos.

Retirando a capa traseira, encontramos a bateria amovível de 3000mAh. Encontramos também o slot para o cartão  SD-card bem como os dois slots para os cartões SIM. A capa traseira incorpora ainda o transmissor NFC. Ainda na traseira conseguimos facilmente distinguir a grelha dos altifalantes.

14177412928802

Display

142310865647

O display de 5.5″ LTPS IPS tem uma resolução de 1080p, com 440 pixeis por polegadas (o Antutu diz que são 480!), suficientes para deixar qualquer um pasmado com a profundidade e vivacidade das cores e. No início parecia um pouco pálido demais, mas ao mexermos nas definições do ecrã, encontramos uma opção chamada “Miravision” que nos permite ter um controlo mais avançado, incluindo o contraste, brilho, saturação, aprimoramento e temperatura das cores. Depois de perdermos 5 minutos a calibrar o display este fica impecável e capaz de ombrear com os melhores do mercado.

1417741262987

Para além da qualidade de imagem, está ainda protegido por Corning Gorilla Glass 3, o que o torna também bastante resistente.

Screenshot_2015-12-22-11-13-27

Performance

JiaYu S3+ tem 3 GB de RAM e um processador de 64-bit octa-core MT6752 com uma velocidade de relógio de 1.3Ghz. Muita gente ficou desapontada com os primeiros octa-cores da Mediatek, especialmente com o MT6592, mas a marca tem vindo a trilhar um caminho sustentado no que diz respeito ao design e poder dos seus processadores. O sistema de gestão dos cores permite que todos eles – excepto um – se vão desligando ou ligando à medida que são ou não necessários, optimizando desta forma o desempenho e consumo. Os cores deste processador não têm uma performance tão boa como os Qualcomm ou Samsung quando funcionam sozinhos, mas os seus resultados multi-core conseguem resultados bastante surpreendentes como demonstram os resultados do benchmark. De salientar que este é um processador de gama média da Mediatek.

Ainda relacionado com a performance, o Jiayu S3+ tem suporte NFC, LTE , Bluetooth 4.0, etc. A câmera também diz respeito à performance e desempenho, mas sobre ela falarei um pouco mais à frente. Devo apenas referir para já que é de13MP com sensor Sony IMX214,

o mesmo que equipa o Nexus 6 e o OnePlus One. Tem apenas  16GB de memória interna, que no entanto pode ser expandida via cartão mini-SD.

Benchmarks

Os benchmarks não são impressionantes, no entanto, como já afirmei anteriormente, a pontuação Multi Core do Geekbench é muito boa. De salientar que a anterior versão, o Jiayu S3 Advanced, conseguia uma melhor pontuação graças à maior velocidade de relógio do seu processador. Devo ainda referir que esta é a primeira versão do software (Android 5.1), sendo de esperar uma pequena melhoria assim que a Jiayu lançar novos updates.

Android

O Jiayu S3+ vem com Android 5.1 de origem, numa versão muito pouco customizada, muito próxima da stock. Pessoalmente prefiro que assim seja: sem bloatware e aplicações aos montes que apenas servem para ocupar espaço e diminuir a capacidade de processamento. A Jiayu revelou recentemente que tem um novo parceiro para o desenvolvimento das suas ROM’s, por isso é de esperar melhorias no que diz respeito ao sistema operativo. Saliento que não encontrei nenhum problema e não tive qualquer force close durante o período de testes.

Screenshot_2015-12-22-15-17-08

Bateria

14231087037416

JiaYu S3+ tem uma bateria amovível com uma capacidade de 3000mAh. É sem dúvida uma bateria para vários dias para um utilizador ligeiro e uma bateria de um dia para o utilizador mais intenso. A bateria não possui fast charging, por isso é de esperar um carregamento total de 3 a 4 horas.

Screenshot_2015-12-22-15-39-08

Câmera

14231086625074A câmera é um dos pontos mais reticentes do S3+. Com a luz correcta consegue obter-se fotos realmente impressionantes, mas em ambientes com pouca luz a qualidade desce bastante. Sendo o mesmo módulo do OnePlus One, o problema pode estar apenas relacionado com o software, pelo que deverá ser corrigido em actualizações futuras. É preciso uma mão estável, uma vez que o Sony IMX 214 não tem OIS, mas assim que se consegue um bom foco, as fotos são de grande qualidade.

A qualidade da gravação de vídeo é muito boa. O S3+ grava vídeos em 1080p, embora o problema da perda de qualidade em ambientes com pouca luz também se note aqui.

Acessórios

Apenas carregador e cabo de dados… A maioria das marcas oferece uns headfones e até protector de ecrã, no caso do JiaYu S3+ não vem acompanhado de nenhum deles. Felizmente conseguem arranjar-se facilmente e a preços bastante baixos.

Conclusão

JiaYu S3+ consegue mudar a nossa opinião acerca do valor que estamos dispostos a pagar por um smartphone. Tendo em conta que custa pouco mais de 150€, leva-nos a pensar que se calhar não vale a pena pagar muito mais por um telefone, a não ser que uma mudança muito significativa da tecnologia o justifique. Este smartphone tem tudo o que podemos esperar deste tipo de dispositivos e um pouco mais ainda. Sim, 1440p pode ser muito porreiro, ou até 4GB de RAM mas, sinceramente, a única coisa que realmente muda com essas características é triplicar o preço do S3+, tornando os preços demasiado elevados para serem razoáveis.

Actualmente só me consigo lembrar de um outro smartphone capaz de ombrear com o Jiayu S3+ em termos de qualidade preço, o Elephone P7000.

Pontos Fortes:

  • Display
  • Câmera (ainda que a precisar de algumas correcções)
  • Preço

Pontos Fracos:

  • Botões de power e volume minúsculos
  • Acessórios

Tem dois speakers com bastante volume, a versão anterior tinha muito bom suporte (espera-se que assim seja com o S3+), o display é impressionante, tem luzes de notificação, flash de duplo LED, bateria para todo o dia, 3GB de RAM,  uma câmera muito boa… Que mais poderemos querer por pouco mais de 150€?

Resta agradecer à JIAYU por ter disponibilizado este smartphone para testes. Esperamos ter ajudado aqueles que, como eu, tinham algumas dúvidas em relação a este dispositivo.

Características principais do Jiayu S3+

– Display 5.5” OGS  com resoluçãoFHD
– Processador 64-bit MediaTek MT6753 octa-core
– Gpu Mali T720
– 3GB RAM
– Slot MicroSD
– 13MP Sony IMX214 (traseira) / 5MP (frontal)
– 4G LTE
– Dual-SIM
– Android 5.1 Lollipop
– USB OTG
– NFC
– Bateria amovível de 3,000mAh