Na maioria das vezes, falar em realidade virtual, significa estar dependente de tecnologia de custo elevado. Os habituais óculos de realidade virtual, têm baixado de preço, mas ainda são “brinquedos caros” para quem pretende experimentar e utilizar a tecnologia com forma de lazer.

Nos últimos anos são vários os fabricantes que têm trazido a tecnologia para o mercado, desde a Samsung com os seus Gear VR, A Oculus Rift e até a Sony.

 

Existem contudo boas noticias para os menos abonados. Estão a ficar famosos os Cardboards, que são estruturas em cartão com 2 lentes de realidade virtual, onde são colocados os nossos smartphones de forma a gerar o conteúdo. É aqui que a Google entra.

Começando obviamente pelo Cardboard, a Google permite-nos na Play Store a escolha e compra de várias opções de óculos. Os preços começam nos 20 dólares, mas é possível em algumas campanhas especificas, compra-los a preço mais acessível. A One Plus lança por vezes campanha de stock limitado, com os óculos a custo 0, sendo cobrados apenas os portes, que não chegam aos 10€. Nada como consultarem pontualmente a loja da One Plus em https://oneplus.net/cardboard. Eu próprio comprei este Cardboard da

One Plus e confesso-vos que é um artigo bastante interessante para o preço pedido. Para os mais habilidosos, existem tutoriais na internet a explicar com criar os seus próprios óculos.

Tendo o Cardboard em mãos, chega a altura de começar a utiliza-lo. Sugerimos que comecem por instalar a aplicação oficial da Google:

unnamed

É gratuita e permite de forma imediata configurar e tirar partido da tecnologia. Tem ainda um vasto catálogo de aplicações sugeridas e compatíveis com o Cardboard.

Confusos sobre o que significa exatamente a Realidade Virtual? Segue um vídeo que pode esclarecer algumas dúvidas, que explica também de forma básica como funcionam estes óculos.

https://www.youtube.com/watch?v=h-8UCEigYTI

Já começam a ficar interessados na tecnologia e nos Cardboards? Acrescentem então mais este motivo. Foi lançada hoje uma atualização do Youtube para Android, que permite usufruir de realidade virtual em qualquer um dos vídeos da plataforma, contudo é importante termos em consideração que só se tira total partido desta nova forma de visualizar conteúdo em vídeos que são gravados/criados com esse propósito.

Que tal, sentem-se tentados em dar o salto para a Realidade Virtual? Deixem a vossa opinião nos comentários!