Se tu tens um smartphone Android e não consegues receber SMS, estás no lugar certo, pois vamos desvendar esse problema tão comum, que afeta vários modelos e marcas de aparelhos (Sony Ericsson, Motorola, Samsung, LG…)

O sintoma é sempre o mesmo, de repente o teu smartphone Android não recebe SMS…

Vou dar um exemplo que aconteceu com um amigo meu, que possui o modelo Xperia X8, da Sony. Como ainda estava na garantia, ele levou-o para assistência técnica. Lá o informaram que precisariam ficar com o aparelho durante alguns dias, pois o sistema seria reinstalado. Depois de alguns dias, ele fui buscar o X8 de volta, e estava tudo OK, apesar ter perdido bastantes coisas que anteriormente estavam instaladas. Passado algum tempo, o mesmo problema aparece novamente… de repente as SMS param de chegar, e o desespero bate mais uma vez, Só que agora a garantia já havia chegado ao fim, então ele começa a analisar as possibilidades: levar para a assistência e dizer que não pagaria pelo conserto, já que o problema era o mesmo que aparecera anteriormente, durante o período de garantia, pagar a assistência, ou em último caso, comprar um novo smartphone!

QVMilQiu

Enquanto ele analisava qual seria a melhor atitude a se tomar, comecei a fazer pesquizas na internet, para ver se encontrava alguma solução… vasculhei vários fóruns e nada de achar alguém que conseguissse resolver. Até que num fórum Americano encontrei… não só uma, mas diversas mensagens de pessoas que têm smartphones Android e que sofrem do mesmo mal: o bug dos 20mb.

Detalhando melhor o que é esse bug: sempre que um aparelho Android fica com menos de 20 mb de memória interna, as SMS param de chegar… mesmo cabendo (claro, pois uma SMS ocupa apenas alguns kb). A única solução para corrigir o problema é apagar algumas aplicações, mp3, imagens, etc. até que a memória interna ULTRAPASSE 20 mb (se ficar com 19.9mb já não se consegue receber SMS).

Lembrando que memória interna e armazenamento interno são duas coisas diferentes. A maioria dos smartphones android vêm com alguns mb de memória interna + alguns mb  ou gb de amazenamento interno. Não basta ter armazenamento….é preciso ter mais de 20 mb de MEMÓRIA INTERNA para que as SMS cheguem.

O que acontece em alguns aparelhos, é que mesmo apagando aplicações, fotos, etc., ele continua sempre com menos de 20mb de memória interna livre… nesse caso, o único jeito é recorrer ao (reset)das configurações de fábrica do smartphone… mas faz backup antes, pois tudo será apagado.

O problema do meu amigo ficou resolvido! e tu tens problemas com sms?