Acabado de chegar venho aqui fazer uma pequena review e primeiras impressões de um terminal que se consegue comprar em armazéns europeus por cerca de 90 euros.

Este equipamento consegue surpreender logo ao abrir a caixa, apesar de ter ecrã de 5 polegadas o equipamento apresenta um comprimento superior a outros equipamentos (neste caso comparei com o Honor 6 de 5 polegadas também.)

Tem um toque suave e fica confortável na mão, não tendo a sensação de que se nos vai escorregar o que é importante. Em termos estéticos o equipamento é bastante apelativo, apesar de ter a traseira em plástico, este apresenta-se numa elevada qualidade e com um toque suave. As “frames” metálicas dão sem dúvida um outro “look” ao equipamento e a sua pouca espessura faz com que seja agradável tê-lo na mão.

 

Sistema Operativo

Este equipamento vem com Android 5.1, nesta parte a Umi está de parabéns ao apresentar um equipamento limpo de bloatwares ou mesmo de aplicações chinesas, já vem com root e a única aplicação que tem caracteres chineses é a de limpeza, mas que se pode facilmente desinstalar pois o equipamento como referi já vem com root.

Ao não trazer aplicações pré-instaladas o equipamento apresenta uma rapidez impressionante para um telefone com apenas 1 GB RAM. Depois de começar a instalar aplicações é que se começa a notar a falta dela e mesmo do processador, neste caso um MTK 6735P a 1GHz.

Aspecto

Aqui pode-se dizer que a Umi esmerou-se ao conseguir ter um aspecto metálico num equipamento deste valor, é de facto uma das mais valias deste equipamento a sua estética atraente e a robustez do corpo do telefone.

umifair

 

 

 

umifairpreto

 

 

 

 

 

Câmara

Neste segmento a Umi escolheu uma sony IMX164 Exmor, as fotos da câmara não são das melhores, mas também não são das piores, já vi outros equipamentos que mesmo com boa iluminação não se consegue uma foto de geito, pelo menos durante o dia e com boa iluminação consegue-se ainda algumas boas.. Já com pouca iluminação as fotos ficam com algum ruído, mas só se nota em ecrãns de maior resolução.

Em termos gerais e para quem apenas usa o telefone para chamadas e pouco mais o equipamento não está mau de todo e pelo preço do mesmo não se pode exigir muito, a nível de GPS como todos os Mediatek tem alguma dificuldade em fixar satélites.

 

Bateria 

A bateria para um uso normal (chamadas, sms e umas visitas esporádicas às redes sociais) é capaz de durar o dia sem carregar, ainda só o tenho há umas horas e com pouco uso já se nota o consumo só mesmo do ecrã. Se estiverem a pensar em jogar ou fazer outras coisas com este equipamento podem ter a certeza que antes de almoço têm que ligar o carregador..

Para já ainda não consigo ter noção completa da duração da bateria pois a utilização tem sido pouca.

Características Principais

  • Ecrã: 5-polegadas HD
  • Processador: Mediatek MT6735P
  • Memória: 1GB RAM e 8GB ROM
  • Câmaras: Frontal com 2MPx e a traseira com 8MPx da sony
  • Sensor de impressões digitais
  • Bateria de 2000 mAh

Em baixo fica uma mini vista do equipamento em acção.

A minha pontuação de 1/10- 6 apenas porque é um equipamento com um preço baixo e com uma estética apelativa.