Fingerprint1Actualmente estamos acostumados a ver os leitores de impressões digitais convenientemente debaixo de botões ou em zonas dedicadas a estes sensores em especifico, normalmente na traseira do equipamento. Ainda assim, presentemente não existe ainda nenhum equipamento com este sensor incorporado debaixo do ecrã. Mas felizmente isto pode estar prestes a mudar.

As empresas Fingerprint CardTPK, duas companhias líderes no sector tecnológico especializado em vidro e técnicas de laminagem, desenvolveram um protótipo de leitor de impressão digital que pode ser implementado debaixo do vidro do ecrã.

Concretamente, o modelo de sensor chama-se FPC1268. Este módulo permitirá aos fabricantes de dispositivos integrar de maneira discreta um leitor de impressões directamente debaixo do ecrã do smartphone. Este sensor será acoplado nas zonas não activas abaixo da zona principal do ecrã, pode ainda ser integrado em qualquer botão físico ou virtual por baixo de uma cobertura de vidro.

Para

apresentação do sensor, a companhia fez um vídeo de como funciona o FPC1268. Neste vídeo podemos ver como foi realizado o processo de implementação do sensor debaixo de laminas de vidro. Fingerprint Cards mostrará um prototipo do FPC1268 coberto por una lamina de vidro TPK já na MWC em Barcelona.

De qualquer das maneiras o FPC1268 promete, graças a este protótipo poderemos vir a ter sensores de impressões digitais em sítios nunca antes imaginados. Resumidamente o FPC1268 é baseado numa tecnologia de reconhecimento capacitiva, a qual já se usa em smartphones de alta gama.

O desenho do FPC1268 permitirá, segundo os seus criadores, funcionar por baixo de vidros com 300 µm de espessura, ainda que em condições extremas o sensor poderia  reconhecer uma impressão debaixo de 400 µm de grossura. O FPC1268 pode ainda ser implementado por baixo de vidro temperado, o que proporciona um elevado grau de protecção em caso de caídas acidentais.

Com isto espera-se que já na segunda metade de 2016 surjam os primeiros dispositivos disponíveis no mercado com este sensor implementado.