E é assim… Depois de reportadas algumas dezenas de milhões de instalações e um sem numero de utilizadores fieis, o gigante Google decidiu fechar o My Tracks.

Já tinha vindo a ser notória a falta de suporte no My Tracks, pelos seus utilizadores, vindo agora a Google agora definir o seu fim a 30 de Abril deste ano. Esta aplicação tinha fieis seguidores, dada a sua capacidade de funcionar em pleno e sem dar cabo da bateria.

set

Embora não tenha usado muito esta aplicação, preferindo outras como o  SportsTracker ou Endomondo, facilmente admito que era uma belíssima forma de manter os registos dos treinos, podendo, como nestas outras aplicações, registar a distância percorrida, elevação, ritmo e afins. Aliás, a própria Google sugere algumas aplicações para que os (a muito curto prazo) ex-utilizadores possam continuar a fazer os registos dos seus treinos. A sério… Podem comprovar no Link para o comunicado oficial no fim do artigo… 😉

A única explicação dada pela Google foi de que estaria a re-direcionar os esforços e desenvolvimento nesta área para outras utilizações e (quiçá) outras aplicações…

Opinião pessoal? Acho um pequeno erro da parte da Google. É de facto um nicho de mercado difícil de se manter no topo, mas a realidade é que esta aplicação já tinha a sua quota parte bem definida, com um leal e fiel grupo de utilizadores que defenderiam a aplicação fosse contra qualquer outra que fosse. E ISSO é que é difícil de criar nos mercados de hoje, com milhares aplicações a sair todos os dias, dentro do mesmo género, a tentar retirar o seu quinhão de quota de mercado.

No entanto, uma palavra de apreço à Google, que de imediato, com o anuncio deste descontinuar da aplicação, apresentou aos seus utilizadores com um tutorial (básico mas está lá) de como retirarem os seus dados guardados de forma a poderem inseri-los noutras aplicações, que, repito, a Google até sugere.

Fica aqui o Link para o Comunicado Oficial Google poderem ver vocês mesmos!

Abreijos e até à próxima… 😉