Novas vulnerabilidades foram descobertas nos SoC’s Qualcomm Snapdragon e podem deixar milhões de dispositivos Android à mercê dos ataques de hackers, quem o diz é Wish Wu da Trend Micro Researcher.

malware

Os processadores Snapdragon, que equipam uma grande parte dos dispositivos existentes no mercado, foram alvo de investigações que descobriram graves falhas que, quando exploradas, permitem aos hackers acesso root ao dispositivo através de uma app maliciosa. Com o acesso root, o atacante pode basicamente fazer o que quiser com o telemóvel, desde vasculhar os dados, instalar outras aplicações, fazer chamadas, enviar mensagens, roubar credenciais de login, entre outras….

Uma vez que a Trend Micro a reportar estas vulnerabilidades à Google, a empresa criou um patch de segurança para a sua gama de aparelhos (Nexus), infelizmente, a maioria dos utilizadores Android continua susceptível a ataques. Ao contrário dos updates de firmware IOS, que são lançados para todos os dispositivos ao mesmo tempo, o universo de dispositivos Android é demasiado fragmentado, daí a demora neste tipo de situações, bem como no update do Sistema Operativo.

new-android-malware-quallcom-snapdragon-processor-nexus-5-6-6p-hackers-malware

Alguns dos dispositivos mais conhecidos com estas falhas são os Nexus 5, 6, 6P e o Samsung Galaxy Note Edge mas há muitos outros.

Até agora, apenas os dispositivos Nexus têm um patch de correcção disponível. O patch serve para dispositivos que corram desde o KitKat até ao Marshmallow.

Para mais informações visitem o blog oficial da TrendMicro.