Depois de ser comprada pela Microsoft numa negociação milionária, a Nokia foi impedida de criar e vender smartphones com a sua própria marca, fazendo parte do contrato celebrado com a gigante de Redmond, mas esta proibição está prestes a chegar a um fim.

A antiga gigante Finlandesa confirmou que voltará em força ao mercado dos smartphones em 2017, marcando presença na MWC (Mobile World Congress) com o objectivo de apresentar os novos smartphones e outras tecnologias a seus fãs.

id207546_1Durante o dia de hoje, 24 de Novembro, mais informações a respeito do futuro portefólio da Nokia apareceram em forma de rumor. Trata-se de um modelo chamado Pixel, que foi analisado na plataforma Geekbench.

Esta ferramenta é capaz de pontuar telefones com base no desempenho do seu hardware, incluindo o chipset, processador, placa gráfica, RAM e outras informações. Aqui fica a imagem do teste:

De acordo com os detalhes disponibilizados, o Nokia Pixel será um aparelho de entrada de gama, com um conjunto equilibrado de componentes com o objectivo de chegar às lojas a um preço mais baixo que a concorrência, conquistando os fãs pelo bolso.

A lista de especificações técnicas que engloba um chipset Qualcomm Snapdragon 200, 1 GB de RAM e o Android 7.0.1 Nougat como sistema operativo, provavelmente modificado pelo interface da marca.

O Qualcomm Snapdragon 200 é um dos SoC’s de menor desempenho na categoria, contando com um processador de apenas dois núcleos e velocidade até 1,9 GHz, fazendo com que até mesmo as apps mais simples corram a uma velocidade reduzida.

Em conjunto com o GPU Adreno 302, deverá resultar num desempenho bastante limitado

O Nokia Pixel obteve 404 pontos no teste single core e 661 em multi core. O fraco desempenho parece ser a premissa da marca, lançando um smartphone muito acessível ao consumidor.

Espera-se, no entanto, que a Nokia apresente ainda uma versão Elite do Pixel, com 4 GB de RAM e o Snapdragon 820, ambos a poderem ser apresentadas na MWC 2017. A MWC 2017 será realizada em Fevereiro do próximo ano e a Droidlab vai trazer todas as novidades em primeira mão. Fica atento.