Com o falhanço épico da Microsoft no que diz respeito ao saber lidar com a Nokia a chegar ao fim hoje, um novo capitulo da história da marca Finlandesa está prestes a começar. A Nokia anunciou que vai licenciar a marca e propriedade intelectual à recentemente criada HMD Global, que vai produzir e comercializar um novo portefólio de smartphones e tablets Android.

Nokia-Android-Phone

A HMD Global está também ela baseada na Finlândia e é liderada por Arto Nummela, um veterano da Nokia, que se mudou para a Microsoft aquando do negócio de aquisição da marca de telemóveis. A nova empresa acordou com a Microsoft o direito do uso da marca Nokia, bem como os designs de alguns produtos. Nummela será o novo CEO, num negócio que deve ficar concluído até ao final de Junho.

A participação da Foxconn também é interessante. A HMD Global e a FIH (subsidiaria da Foxconn) já têm um acordo de colaboração para voltar a colocar a marca NOKIA no mercado dos smartphones. O tablet Nokia N1 foi construído pela Foxconn numa parceria com a Nokia e  o consórcio HMD. Toda esta formalização aprece ser apenas o selar dessa relação anterior.

UM NOVO CONSTRUTOR DE HARDWARE ANDROID, COM UM NOME BEM CONHECIDO

A Nokia vai ter assento na direcção da HMD Global e este negócio tem tudo para dar certo, uma vez que teremos uma marca forte e reconhecida a oferecer todo o seu conhecimento em termos de mercado, design e força de vendas, em conjunto com uma das maiores fabricantes de hardware do mundo, a Foxconn.

Nokia-X-Dual-SIMAinda está tudo um pouco envolto em suposições, mas de uma coisa podemos ter a certeza, a Nokia está a voltar ao mercado, e desta vez para apostar em forca no Android. Sim, o sonho de um Nokia perfeito, com Android, está bem vivo.