A velocidade dos updates de um sistema operacional pode ser um factor decisivo na hora de comprar um novo dispositivo. Já sabemos que os dispositivos Nexus, por exemplo, são sempre os primeiros a receber as actualizações do Android. Mas enquanto a lista da vergonha do Google não sai, descubra aqui qual fabricante é a mais rápida nos updates.

androidupdatescreen-100335148-origEstamos cada vez mais perto do lançamento oficial do Android 7.0 Nougat e muitos já ficam ouriçados para saber quando – e se – o seu aparelho vai ganhar a nova versão do SO. Mas, até o momento, qual seria a fabricante mais rápida a libertar as actualizações?

A equipa da consultora Apteligent quis responder a essa pergunta e fez uma análise de dados incluindo as principais fabricantes do momento (Samsung, LG, Sony, HTC, Motorola e ZTE), para saber qual delas é a mais rápida em entregar os updates e qual marca apresenta menor índice de erros nos aplicativos instalados nos aparelhos.

Nesta análise foram comparados o tempo que as fabricantes precisaram para passar os seus dispositivos do Android Lollipop para o Android 6.0 Marshmallow. Este último foi lançado em outubro de 2015 e ainda não alcançou nem 20% dos dispositivos disponíveis, mas, mesmo nesse cenário limitado, qual seria a grande vencedora na rapidez dos updates?

Motorola/ Lenovo é a campeã do ranking

Sim, a Lenovo/ Motorola foi eleita a campeã no estudo “empresa mais ágil no fprnecimento de updates”. A fabricante começou a soltar a actualização do Marshmallow dois meses após seu lançamento oficial para um pequeno grupo de dispositivos. E em quatro meses, ampliou essa lista de smartphones.

No momento, os telefones da Motorola/ Lenovo que contam com a actualização para o Android Marshmallow são: Moto X Style, Moto X Play, Moto X 2014, Moto G 2015, Moto G Edição Turbo, Moto G 4G 2014, Moto Maxx, Moto X Force e Moto E 2015. Podemos incluir também os dispositivos da marca Lenovo lançados este ano, que já vieram com o Marshmallow de fábrica.

download report
Tanto na índia, como nos EUA a Motorola ficou em primeiro lugar na questão de velocidade das atualizações / © Apteligent
A Motorola/Lenovo será a melhor escolha, se o que o utilizador procura são actualizações rápidas e poucos erros.

Ainda no ranking de actualizações mais rápidas do Android, a LG vem na segunda posição, seguida pela HTC,. Samsung e a Sony vêm na quarta e quinta posição do ranking respectivamente, com a ZTE segurando a lanterna. Mas, será que vai ser assim também com o Android 7.0  Nougat?