Cuidado, muito cuidado… Já circulam mensagens com vírus!

Uma empresa de segurança Dinamarquesa, Heimdal, detectou um novo malware para smartphones com sistema Android,  conhecido por “Mazar Android BOT“, que se está espalhando pelo mundo fora, na forma de uma mensagem texto.

Este vírus toma o controlo total do equipamento com direitos de administrador, permitindo-o fazer chamadas, ler textos ou mesmo ainda, limpar por completo o seu smartphone.

A empresa acredita que estas mensagens de texto malicioso, podem ter sido enviadas para mais de 100.000 telefones só na Dinamarca, embora não é certo se outros países foram afectados.

mms_virus

/>

O utilizador ao receber a referida MMS aparentemente inofensiva, é então enganado e “levado” a clicar num link para baixar uma mensagem de texto completa, mas com isso, acaba por instalar malware. Este vírus é baixado através da rede Tor, o que se nota um enorme esforço para ocultar a origem do próprio software malicioso.

Para assim evitar a instalação imediata do Mazar Android BOT, o utilizador tem de ter marcado uma configuração padrão do seu dispositivo Android, que garante que o software só pode ser instalado a partir de fontes confiáveis, mudar o idioma do seu smartphone para Russo, ou simplesmente, não abrir mensagens de números estranhos ou desconhecidos, nem carregar em links suspeitos.

Continua a ter cuidado com as mensagens que recebe?