Ainda no começo deste ano, a MediaTek apresentou duas grandes novidades para o seu vasto portfólio de chipsets: os SoCs Helio x10 e Helio x20. O primeiro é formado por oito núcleos Cortex-A53 trabalhando em velocidade máxima de 2,2 GHz – o que promete realizar um desempenho de topo a smartphones de gama média. Mas dada a concorrência feroz, (principalmente com os processadores snapdragon da Qualcomm), a Mediatek não se ficou por aqui, e foi a primeira a revelar o primeiro processador decacore do mercado móvel, trazendo uma combinação de 10 núcleos de processamento para o seu Helio x20. Processador esse que ainda não chegou ao mercado!

Mas isto não impediu a MediaTek de ir além, nesta que é uma luta pelo desenvolvimento dos melhores processadores, e onde quem fica a ganhar é claro o consumidor final!Nós!

Assim sendo, a Companhia está já a pensar no o Helio X30  A principal mudança está no processo de fabricação, enquanto os demais ainda vinham com litografia de 28 nanômetros, o novo chega com processo a 16 nm. Isso segundo a Mediatek deverá garantir um aumento no desempenho sem sacrificar a bateria do dispositivo.

O Helio X30 vai contar com 10 núcleos, sendo divididos em quatro clusters diferentes: 2 Cortex-A53 a 1 GHz + 2 Cortex-A53 a 1,5 GHz + 2 Cortex-A53 a 2 GHz + 4 Cortex-A72 a 2,5 GHz. Os dois primeiros trabalham dentro da norma definida pela ARM, o que mantém o melhor equilíbrio entre desempenho e consumo. O terceiro bloco traz o mesmo processador com overclock, onde será usado em momentos mais críticos quando o desempenho máximo for exigido. Já o Cortex-A72 ficará inativo na maior parte do tempo, evitando um gasto desnecessário.

Gostariamos de salientar também, que o Helio X30 traz suporte a sensores de até 40 megapixels a 24 quadros por segundo, 16 megapixels com gravação a 60 fps, 8 megapixels com suporte a 120 fps.

Segundo a nossa fonte, Gizchina este futuro processador da Mediatek estará disponível na segunda metade de 2016.