A MediaTek é uma das maiores fabricantes de semicondutores do mercado asiàtico, muito conhecida pelos seus produtos de grande capacidade e a preços relativamente baixos. Os seus produtos estão em centenas de smartphones, tv boxes e tablets em todo o mundo. O Helio X20 (MT6797) é actualmente o SoC topo-de-gamada empresa sedeada em Hsinchu, e é composto por um CPU DecaCore com 3 clusters distintos: dois ARM Cortex-A72 e oito Cortex-A53 (a velocidades diferentes), ao que se junta ainda o GPU Mali-T880. Este chipset foi apresentado o ano passado e, agora, a MediaTek apresentou uma placa para desenvolvedores, associada à Linaro. Esta board é compatível com as boards Linaro 96Boards, e suporta Android 6.0 Marshmallow.

Helio-X20-Development-Board-KK
Esta board tem 2 GBde RAM LPDDR3 e 8 GB de armazenamento, para além dum slot micro-SD. Tem ainda uma saída HDMI, duas portas USB 2.0 e uma porta micro, para além de suporte wi-fi 802.11b/g/n, Bluetooth 4.1 e GPS. Segundo as informações oficiais, a board tem ainda slot de expansão de baixa velocidade de 40-pinos e de alta velocidade de

60 pinos, para além de slot analógico de 16 pinos, que pode servir para ligar sistemas de audio, altifalantes, antenas FM, etc.

68863bbf1c87b21aaa0c70408ab6420f_XLEsta board está já à venda no mercado Chinês, mas espera-se que seja disponibilizada no mercado ocidental muito em breve.

lca14-george-grey-keynote-lca14-3-638
Com o mercado dos developers a apostar cada vez mais no Android, tem havido ainda uma grande dificuldade na standardização do software. É aqui que esta parceria da MediaTek com a Linaro pode fazer a diferença, permitindo aos programadores toda a flexibilidade ques este sistema tem para oferecer. De acordo com Jeffrey Ju, Vice Presidente da MediaTek, “com a nossa board de desenvolvimento, estamos a oferecer aos programadores uma fantástica capacidade de computação e a tremenda eficiência do MediaTek Helio X20. Esperamos ajudar no desenvolvimento dos produtos MediaTek e nas aplicações que serão produzidas, reflectindo o espírito dos génios do dia-a-dia.”