No inicio do ano, a Samsung deixou sair para o mercado que estaria a trabalhar para o lançamento de uma nova linha Galaxy Tab.
Por volta de Abril o Galaxy Tab 5 8.0, apareceu em vários sites com a indicação que teria passado pela certificação da TENAA.
Foram encontrados dois modelos, o SM-T355C e o SM-P355C, tudo apontava para que a Samsung iria então lançar dois novos tablets. As novidades apresentam um sucessor do  Galaxy Tab 4 8.0, com corpo mais fino e mais leve.

O Galaxy Tab 5 8.0 deverá vir equipado por um ecrã AMOLED de 8 polegadas, com resolução de 768×1024 píxeis. Alimentado por um processador quad-core com velocidade máxima de 1.2GHz (possivelmente o Snapdragon 410). Para ajudar o cpu teremos então 2GB de memória RAM LPDDR3. No que toca a armazenamento interno podemos optar por  16 ou 32GB, expansíveis via microSD até 128GB.

Depois de tanto tempo sem novidades, eis que o modelo volta mais uma vez a passar por certificação, desta vez nos Estados Unidos. O órgão FCC registrou o modelo SM-T337A há três dias, mostrando que o lançamento finalmente poderá acontecer a qualquer momento. De acordo com a documentação encontrada, o modelo poderá ser exclusivo da operadora Americana AT&T e vir com suporte a redes Wi-Fi de 2.4 GHZ e 5 GHz. No que toca a redes móveis o mesmo suporta rede 4G/LTE.

O equipamento ainda continua sem data e preço de lançamento, mas podemos esperar mais novidades serem divulgadas em breve.