Em Junho deste ano, a Lenovo apresentou o Phab 2 Pro, o primeiro dispositivo a oferecer a tecnologia de realidade aumentada da Google. Parte do Project Tango, o dispositivo será lançado no dia 8 de Novembro.

Lenovo Phab 2 Pro

O Phab 2 pro é um phablet, feito num corpo único de metal, com ecrã de 6,4 polegadas e definição QHD.

phab-2

O dispositivo traz quatro câmera, sendo três delas na parte traseira. A primeira tem resolução de 16 Megapixeis (RGB), a segunda traz 8MP, e a terceira é uma câmera de profundidade e sensor infravermelhos, que regista movimentos.

lenovo phab 2 pro 01

Embora seja um aparelho cuja tecnologia exige capacidade de processamento, as especificações são relativamente modestas: processador Snapdragon 652 e 4GB de memória RAM.

O Phab 2 Pro traz ainda dois alti-falantes com tecnologia Dolby Atmos. A bateria tem generosos 4.055mAh e o dispositivo ainda conta com sensor biométrico.

lenovo phab 2 pro 02

A Lenovo afirmou ainda que o Phab 2 Pro terá 25 aplicações disponíveis para aproveitar a tecnologia de realidade aumentada do Tango. O utulizador poderá optar por jogos, utilitários e apps baseados em geo localização. Até o final do ano, a Lenovo espera que o número de aplicações que suportam a realidade aumentada chegue aos 100.

Funcionamento do Phab 2 Pro:

 

O Phab 2 Pro começa a ser vendido em 1° de Novembro deste ano, inicialmente nos EUA, pelo preço sugerido de US$ 499.

O que é o Project Tango?

O “Tango” é um projecto da Google para harmonizar a realidade aumentada em smartphones e tablets. Ele usa o rastreio de movimentos 3D e a percepção de profundidade que permite ao dispositivo interagir com o meio físico ao seu redor.

Por exemplo, poderemos verificar se o sofá que queremos comprar cabe a nossa sala, e como ele vai ficar no sitio que temos pensado para ele. Tudo isto num smartphone ou tablet!

ImaginA jogar um FPS nA RUA, com OS TEUS amigos e com obstáculos mapeados e recriados em tempo real

Já existe um kit de desenvolvimento (SDK) da tecnologia disponível, onde podem ser construídas aplicações compatíveis.

lenovo project tango smartphone 1

A realidade aumentada cruza-se com a realidade virtual de muitas maneiras e a Google estabeleceu a sua própria divisão de VR que engloba o Projeto Tango.

Qual a diferença entre a realidade virtual e a realidade aumentada?

A realidade virtual, como vemos agora no Gear VR e no Oculus Rift, cria um mundo inteiramente virtual e é usado, principalmente, para fins de entretenimento. Basta colocar uns fones nos ouvidos e estaremos imersos no espaço, numa sala de concertos, no oceano ou um jogo.

androdipit samsung gear vr

Já a realidade aumentada melhora a realidade física, adicionando mais detalhes ou mascarando-a. Isso pode acontecer em pequenas formas, como ver um cartaz numa parede que, na verdade, não está lá. E a tecnologia também pode aparecer em grandes proporções: tudo pode parecer diferente. A pessoa pode ver-se envolvida num ambiente totalmente virtual, reproduzindo cenários diversos.lenovophab2pro_tango_big2

Hoje, já há um cruzamento entre as realidades virtual e aumentada, o que poderá originar uma nova realidade sobre o mundo físico. Os nossos sentidos poderão eventualmente sentir, cheirar e ouvir através da nanotecnologia, que também poderá ser inserida no cruzamento entre estas tecnologias. Assustador, não? Mas é a tendência.

O que a realidade aumentada poderia fazer?

Embora seja cedo para adopção em massa desta tecnologia, a realidade aumentada é capaz de mapear ambientes do mundo real usando o MotionStudio 3D e uma tecnologia de rastreio de profundidade.

Um smartphone ou tablet com esses recursos vão saber onde estão localizados no espaço e em relação ao que os rodeia. Isso significa que o dispositivo vai poder mapear uma área e depois inserir objectos que vão interagir com o ambiente.

Video exemplo da interacção do virtual com o real.

Estas são apenas algumas das possibilidades desta tecnologia. Que venha o Phab 2 Pro!