Há algumas décadas atrás, a maior parte das nossas memórias eram gravadas com produtos da empresa Americana Kodak.

O slogan da marca “Momento Kodak” chegou mesmo a entrar no léxico de todos nós, que o usávamos sempre que estávamos perante um momento digno de recordar.

A marca, no entanto, passou por períodos muito difíceis, enfrentando a bancarrota, em muito devido da entrada em cena da fotografia digital. Agora, depois de passar a fase negra, a marca apresentou um novo produto, o smartphone Ektra que coincide com o 75º Aniversário da marca Ektra.

ektra-1

O Ektra é uma camera, antes de ser um smartphone. Com um sensor principal de 21MP f/2.0 com protecção não reflectiva da Kodak, estabilizador óptico de imagem, gravação em 4K, PDAF e HDR. O Ektra tem tudo o que é necessário para captar grandes momentos.

ektra-3

O ecrã da app de fotografia foi até inspirado nas DSLR e a câmera apresenta alguns presets conhecidos dos amantes da fotografia, como os modos automático, retrato, paisagem, macro, desporto… A Kodak afirma que o selector ao estilo DSLR tem até haptic-feedback, para uma experiência mais natural. O modo manual permite ajustar a velocidade do obturador e o ISO. Na frente, uma camera de 13MP para as sempre necessárias selfies.

A Kodak instalou de origem algumas aplicações para edição de fotografia, como o Google Snapseed.

Agora, em relação ao que faz do Ektra um smartphone. Tem um ecrã de 5 polegadas FHD com protecção Gorilla Glass, corre Android 6.0 Marshmallow, um processador Helio X20 @2.3GHz, 3GB de RAM, 32GB de armazenamento expansível via micro SD card. Existe ainda uma bateria de 3000mAh e porta USB type-C.

ektra-4ektra-6ektra-7

O telefone parece ser muito bem construído. Existe gorilla glass a proteger as lentes e a traseira é em pele, com o logo da Kodak gravado. Tem ainda um botão dedicado para as fotos.

A Kodak anunciou ainda algumas bolsas exclusivas, desenhadas de acordo com aquilo que era usual aquando do lançamento da Ektra. Vai estar disponível a partir de Dezembro, com preços a rondar os 500€!

Aqui ficam algumas fotos feitas com o Ektra:

ektra-10ektra-8ektra-9

  • Chaplin

    O smartphone com tudo o que tem vale os €500 ou até mais, mas para um primeiro lançamento parece-me um pouco arriscado.

    • Sem dúvida que, pelo menos no papel, será um excelente smartphone. Veremos como se comporta na realidade.