Tem algum destes jogos instalados no seu smartphone ou tablet Android?

Segundo um grupo de pesquisadores de segurança Web, foram detectados cerca de 60 jogos na PlayStore que estão infectados com trojan (Cavalo de Tróia). 

Tem algum destes jogos instalados?

O malware tem o nome de Android.Xiny.19.origin, e foi detectado nos jogos de mais de 30 programadores diferentes, entre os quais, Conexagon Studio, Fun Color Games, Billaps, entre outros… Este malware consegue assim espalhar publicidade pelo seu smartphone, obter permissões root, ou ser controlado remotamente pelos ciber-criminosos para instalarem ou executarem aplicações, ou até, para obterem informações sobre o seu dispositivo, nome do operador, endereço MAC, versão do sistema operativo, tipo de cartão de memória, IMEI, entre outros dados…

Tem algum destes jogos instalados?

Pelas informações obtidas, este malware está camuflado nos jogos, através imagens PNG. Esta é uma técnica de estenografia, que torna muito difícil a sua detecção ou remoção. Ao contrário da criptografia que é usada para “codificar” informações de origem, o que pode levantar suspeitas, a estenografia é aplicada para ocultar informações secretamente. Assim à primeira vista, quando o utilizador está a correr o jogo, nada se passa, mas por trás da aplicação está a ser executada actividade maliciosa.

Tem algum destes jogos instalados?

É de referir ainda que a Dr. Web já informou a Google sobre este incidente, mas as aplicações infectadas ainda estão disponíveis para download. Por isso é recomendado que tenha muita atenção quando for descarregar algum jogo nas próximas horas/dias.

Continua a ter cuidado mesmo com as aplicações da PlaySore?