O maior jogo de realidade aumentada foi afetado pelo vírus Zika. É… A realidade chega à realidade virtual, também…

O jogo foi desenvolvido pela Niantic Labs, que deixou de fazer parte da Google (com a qual desenvolveu o jogo) desde a reorganização da Google como parte da Alphabet.

Como um AUTC (Augmented Reality Terrain Conquest), este jogo punha os seu jogadores a terem de visitar fisicamente locais pelo mundo, quer fossem eles criados por pontos de interesse criados no Google Maps, ou criados pelos utilizadores do jogo.

Desde muito cedo que se criou uma enorme e muito fiel legião de jogadores (agentes) que, por via do jogo, ou se juntavam em eventos criados pela Niantic Labs ou em eventos próprios em que inclusivamente criavam padrões de uma dimensão imensa, visíveis nos écrans da aplicação.

IngressAlbuquerque

Só para terem noção, este padrão foi criado em Albuquerque, no EUA para o “Pi Day”… Sim, é como um mapa real de vários kms quadrados onde “agentes” andaram a tomar e ligar portais para que na aplicação aparecesse este padrão. Como este, há exemplos um pouco por toda a web, basta uma pequena pesquisa… 😉

Ora, um desses eventos, o #Obsidian Rio estava programado para o próximo dia 27 de Fevereiro, mas, com a crescente preocupação e cuidado com a propagação com vírus Zika, a organização, por parte da Niantic decidiu cancelar o evento, tornando-o num “encontro secundário”, transferindo o mesmo para Seattle por óbvias razões de segurança. No comunicado lê-se:

“Agents, due to escalating concerns by the World Health Organization regarding the Zika virus, and the challenges it presents, the #Obsidian Rio event has been reclassified as a Satellite Flash Shard anomaly. The new Primary city for the events occurring on 27 FEB will be Seattle…

Se por um lado é de louvar a iniciativa de não expor os “agentes” ao vírus, por outro lado, verificando os comentários, nota-se que de facto houve uma falta de comunicação tremenda com a dedicadíssima “horda” de agentes que se desloca sempre para estes eventos. A comunidade deste jogo é, no entanto, fiel o suficiente para, mesmo que tenham (como se ve num dos comentários) ” comprado bilhetes de avião, reservado hotel e até pedido férias do emprego”, não deixar de jogar esta muito interessante proposta de AUTC
Eu, por mim, acho que vou ali re-instalar o jogo e ver se ainda tenho algum dos meus portais no sitio… 😉
Abreijos e até já.