O que esperamos ver na IFA 2016

Na IFA, podemos encontrar um número enorme de dispositivos electrónicos, incluindo o que mais nos interessa: novos smartphones de algumas das grandes fabricantes. Abaixo vamos apresentar algumas das expectativas para a edição deste ano da feira.

Smartphones

Samsung Galaxy Note 7

O bastante aguardado Galaxy Note 7 foi lançado no evento conhecido como “Unpacked”, no dia 2 de agosto, em Nova York, nos EUA. O dispositivo trouxe algumas características interessantes, como um scanner de íris, uma caneta que funciona como suporte e design curvo do S7.

Já tivemos oportunidade de falar anteriormente do Galaxy Note 7. Dá uma olhada!

AndroidPIT Samsung Galaxy Note7 event 5210

Mas, é claro, que o Note 7 deverá ainda ser uma das estrelas da IFA 2016, especialmente para o público que visitará a feira.

Sony Xperia X Compact

A Sony já lançou vários dispositivos da linha Xperia X este ano, mas outro poderá estar a caminho. Os rumores apontam que um modelo mais pequeno, de nome Xperia X Compact, poderá ser lançado durante a IFA 2016.

O aparelho deverá ter um ecrã de 4,6 polegadas, com um processador Snapdragon 820 e 4GB de memória RAM. Se estes rumores estiverem correctos, este poderia ser um dos melhores dispositivos compactos com Android.

A Sony confirmou presença na IFA 2016, como vemos no convite abaixo. O evento acontecerá na quinta-feira, dia 1 de setembro. O Xperia XR também pode ser anunciado neste mesmo dia.

Sony invitation IFA
Qual será o dispositivo que a Sony vai revelar durante a IFA 2016? / © Sony

Xiaomi Mi Note 2

A Xiaomi fez alguns lançamentos este ano e, na IFA 2016, há boas chances da empresa apresentar o Mi Note 2. Sabemos que o phablet da companhia chinesa será lançado neste ano, mas não há nenhuma data anunciada, por enquanto.

Rumores anteriores dão conta que a data de lançamento seria até mesmo antes da IFA, mas isso não aconteceu. E, considerando que a Xiaomi é dada a surpresas, há uma possibilidade de que Hugo Barra apareça no evento em Berlim para apresentar o seu novo “brinquedo”. A ver…

Xiaomi mi note pro 4

Até agora, o que temos de mais sólido são rumores mais contundentes sobre as especificações do Mi Note 2. Assim como o Mi 5, poderia ser vendido em duas versões: a normal e a Pro. Ambas virião com  com tela de 5.7 polegadas e bateria de 3.600 mAh.

No entanto, a versão Pro traria um processador Snapdragon 823, 6GB de RAM e 256 GB de memória interna. Já a edição “normal” teria um chip Snapdragon 820, 4GB de RAM e 32 GB de capacidade armazenamento.

Moto E3 Power ou Moto M

A Lenovo também confirmou um evento para o dia 31 de agosto, um dos dias voltados para a imprensa durante a IFA, em Berlim. Aqui, esperamos  anúncio do suposto Moto M.

lenovo convite

Huawei Mate S2

A Huawei lançou o primeiro Mate S na IFA de 2015. E os rumores dão conta de que seu sucessor, o Mate S2, será apresentado na edição 2016 da feria. O que faria um certo sentido.

O Huawei Mate S vem com um display de 5,5 polegadas, AMOLED, com resolução de 1080p. O chipset seria o HiSilicon Kirin 935, e o aparelho virá com 3GB de RAM e 32GB de memória interna.

androidpit Huawei Mate S 17

ASUS Zenfone 3

A linha Asus Zenfone 3 é uma das mais potentes do mercado. Lançada durante a Computex, no dia 30 de maio deste ano, trouxe três dispositivos: o Zenfone 3, Zenfone 3 Ultra e Zenfone 3 Deluxe.

androidpit asus zenfone 3 243

Moto Z Play

O Moto Z Play também poderiá aparecer durante a apresentação da Lenovo na IFA 2016. Rumores indicam que o dispositivo trará uma tela de 5,5 polegadas, com resolução 1920 x 1080, 3GB de memória RAM, processador octa-core Snapdragon 625, função modular, como toda a linha Moto Z e entrada para fones de ouvido Jack 3.5 mm.

androidpit moto z side

HTC A9s

Rumores indicam que  a HTC poderia apresentar aparelho que vem sendo chamada de “o clone do iPhone”, o One A9s. A imagem apresentada pelo site VentureBeat mostra o dispositivo em quatro cores (branco, preto, dourado e azul), quase idêntico ao seu antecessor.

Ainda não há informações sobre as especificações técnicas deste smartphone, exceto a resolução da câmera principal que permaneceria com 13 MP.

A9s 2 930x577

Smartwatches

Samsung Gear S3

O Samsung Gear S2 foi apresentado na IFA 2015, em meio a um monte de smartwatches. Mas, mesmo assim, mostrou-se um Wearable diferente, com o sistema operativo Tizen, design circular e boa experiência de uso. Não por acaso, destacou-se dentre os demais.

Agora, o convite da Samsung confirma todas as expectativas de que veremos o lançamento oficial do sucessor da sua linha de relógios inteligentes, o Gear 3. Mesmo sem palavras, a imagem dos ponteiros dá a entender que teremos o anúncio de um novo smartwatch, certo?

samsung ifa

Huawei Watch 2

O Huawei Watch original foi lançado em setembro de 2015 e foi o primeiro smartwatch da Huawei a trazer o Android Wear. Mesmo apresentado na MWC 2015, foi na IFA do mesmo ano que soubemos mais detalhes sobre ele. E, mesmo que a Huawei não tenha dado nenhuma pista sobre a nova versão do relógio, é uma boa aposta supor que o Huawei Watch 2 dê a cara no evento.

androidpit Huawei Watch 9

Zenwatch 3

A ASUS também resolveu entrar na dança e enviou um convite para o seu evento durante a IFA, que acontecerá no dia 31 de agosto. O convite chegou via Twitter e traz a frase “algo incrível está chegando”, mas vem também com a descrição “A hora para algo incrível é agora!”. Ainda que essas dicas não digam muita coisa, tudo leva a crer que o Zenwatch 3 está a caminho.

O dispositivo é esperado com Bluetooth 4.2, Wi-Fi e uma traseira de aço inoxidável. O smartwatch deverá ter a tecnologia de carregamento rápido. Há também a possibilidade de que o Zenwatch 3 tenha teclas personalizáveis, o que indicaria a existência de mais de um botão no relógio inteligente da Asus.

Fitbit

A Fitbit está pronta para lançar dois dispositivos de sua linha na IFA 2016, de acordo com o site Wearable. Há muitas pulseiras fitness do género, mas a marca sempre se destacou dentre as demais. Vamos ver que novos recursos esse tipo de acessório pode trazer nesse ano.

fitbit charge 02

O que é a IFA?

A IFA (sigla em alemão para Exposição Internacional do Rádio, em português) é especializada em exibir os dispositivos e inovações mais recentes criados mundo afora. A versão 2016 do evento acontece entre os dias 2 e 7 de setembro, no Expocenter, em Berlim, na Alemanha. Durante os seis dias de apresentação, o espaço abrigará centenas de expositores e apresentará mais de 10 mil inovações.

A IFA é uma das mais antigas feiras industriais do mundo e teve sua primeira edição em 1924, sendo interrompida em 1939 e retornando em 1950, após o fim de Segunda Guerra. No começo, tratava-se de um evento bienal, tornando-se anual a partir de 2005.

IFA 2013

Em 2003, a IFA chegou a ser a maior feira de electrónicos de consumo do mundo, com quase 274 mil visitantes e mais de mil expositores e gerando US$ 2,8 biliões em encomendas de produtos. Anualmente, ela abriga uma média 6,8 mil jornalistas, oriundos de 78 países.

E se estiveres pelos lados de Berlim, sugerimos uma visita. Vale muito a pena. O bilhete para um dia custa 17 euros e ainda há opções de pacotes, que inclui até mesmo transporte.