Muitos são os rumores acerca do Huawei P9, que terá a árdua tarefa de substituir o bem sucedido P8.

id130813_1Já aqui tínhamos trazido algumas suspeitas do que se podia esperar. Nesse artigo falava-mos até na possibilidade da gama P9 ser composta por 3 versões (Lite, normal e Max). Essas dúvidas ainda ficam por esclarecer, mas surgem agora informações oficiais em relação ao hardware que equipará a máquina. E que grande máquina será.

Vamos então mostrar qual o resultado do teste de benchmark no Geekbench:

p9

 

Este valor impressionante, foi suficiente para ultrapassar um benchmark revelado na semana transacta, de um equipamento de detalhes a confirmar, mas alimentado por um processador deca-core da Mediatek. Nada mais, nada menos que o Helio X20, o processador de topo da Mediatek, que conseguiu atingir a marca dos 7037 pontos num teste multi-core.

Mais que resultados, o teste revela já o hardware que se avançava em muitos dos leaks. Na prática, corresponde ao que a droidlab.pt já tinha avançado no artigo acima referido, na versão intermédia às 3 versões que apresentamos. Falta saber se haverá uma versão “Lite” e “Max”.

E o que vemos então confirmado? Confirmem…

Processador Kirin 950, produzido pela própria Huawei, que é um octa-core a 1.8GHz, acompanhados de 4GB de RAM. O processamento gráfico ficará entregue ao GPU Mali T880 MP4. Como não poderia deixar de ser, virá com Android 6.0 nativo. Tudo isto deixa-nos antever que este flagship está num bom caminho e a desejar que os restantes rumores ainda se venham a confirmar, como o ecrã de 5,2 polegadas, dual câmara na retaguarda e sensor de impressões digitais no botão “Home”. O futuro dirá.

Sem dúvida que a Huawei deverá ter motivos para sorrir. Ascendeu a 3º fabricante mundial de smartphones no ano de 2015 (atrás da Samsung e Apple) e continua a procurar evoluir. Este Huawei P9 parece trilhar os caminhos do sucesso, da mesma forma que os mais recentes lançamentos, como o Mate 8, o parece fazer. Não podemos ainda esquecer a associação à Google, que nos trouxe ainda o excelente Huawei Nexus 6P. A concorrência que se ponha em sentido!