Ainda deve demorar um pouco até que os novos smartphones da Google sejam apresentados. No entanto, já temos informações sobre um dos dois smartphones da linha que será fabricado pela HTC. A referência é ao poderoso HTC Nexus, “Marlin”. Um video e novas imagens do que deve ser o novo Nexus Sailfish foram divulgados.

HTC Nexus “Marlin” – Data de lançamento e preço

A nova linha Nexus estáo. Os supostos preços dos dispositivos foram disponibilizados por uma fonte interna da HTC, segundo o site Nexus Blog. Os novos Nexus Marlin e Sailfish custarão, nas versões com 32GB de memória interna, US$599 e US$449, respectivamente.

Ainda esta semana o site Android Central afirmou que o Google deixaria de usar o nome Nexus nos próximos dispositivos, deixando apenas o nome da empresa nos aparelhos. Além de eliminar o nome Nexus da linha de dispositivos, o Google estará também a customizar o software dos novos aparelhos, o que significaria que os modelos do Google já não viriam com o Android Stock.

HTC Nexus “Marlin” – Design

Até o momento, existiam alguns renders a mostrar como seria o novo Nexus Marlin. Agora, imagens reais do dispositivo apareceram no site Android Police e no Twitter.

As fotos reveladas pelo Android Police mostram o design completo do dispositivo. Comparando com o render feito pela equipe anteriormente, a única diferença é a falta do logótipo do Google na parte traseira do aparelho. Ambos os aparelhos Nexus devem ter o mesmo design, tendo como diferença apenas o tamanho do ecrã.

Nexus Sailfish

Infelizmente, a imagem que apareceu no Twitter não está muito nítida, mas mostra um dos novos Nexus nas mãos de uma pessoa. Na foto, podemos ver o aparelho com uma estrutura brilhante e um leitor de impressões digitais. Bem como a câmera principal na parte superior esquerda, as bordas traseiras curvadas e uma entrada jack 3.5mm para os fones de ouvido.

O vídeo e as imagens abaixo foram obtidas pelo site Android Authority, que aparentemente teve acesso antecipado a esse material. Nele, o Nexus Sailfish aparece num corpo de alumínio, que lembra um HTC 10, misturado com um Nexus. Na parte frontal vemos, a saída de som, como é típico da HTC, uma câmera e um pequeno sensor.

Já na parte traseira, podemos observar que a câmera principal não tem nenhum relevo. Os três furos ao lado da câmera ainda são um

mistério; porém, pode-se assumir que dois deles estarão relacionados com a câmera (autofoco e algum tipo de sensor secundário) e o terceiro poderia ser um microfone extra. Também podemos confirmar pelas imagens a presença de uma entrada USB Type-C.

Verifica as imagens e o vídeo em 360 graus abaixo:

androidpit nexus sailfish render 1

HTC Nexus “Marlin” – Especificações técnicas

O novo modelo Nexus apareceu no benchmark do Geekbench. O aparelho teve uma pontuação total de 2084 na categoria de single-core e 4969 na categoria multi-core.

Vale a pena lembrar que o Nexus 6P, último modelo Nexus lançado, veio com processador Snapdragon 810 e teve uma pontuação total de 1105 na categoria single-core e 4200 na categoria multi-core no teste de benchmark do Geekbench.

O informações agora vindas a público também indicam que o próximo Nexus virá com o Android 7.0 Nougat, como era de se esperar, e um processador Qualcomm ARMv8 quad-core.

googlemarlin

Depois de algumas especificações sobre o HTC “Sailfish”, o mais pequeno dos dois smartphones Nexus de 2016, o Android Police também forneceu alguns detalhes sobre um segundo dispositivo, o HTC “Marlin”. De acordo com o editor do canal, David Ruddock – citando, novamente, uma fonte confiável – o modelo deve chegar com as seguintes especificações técnicas:

  • Display AMOLED de 5,5 polegadas com resolução WQHD (2.560 × 1.440)
  • Processador quad-core da Qualcomm
  • 4 GB de RAM
  • Armazenamento de 32 ou 128GB
  • Bateria de 3.450mAh
  • Câmera traseira de 12 MP; câmera frontal de 8 MP
  • Sensor de impressão digital na parte traseira
  • Porta USB Tipo-C , Bluetooth 4.2
  • Altifalantes na parte inferior do aparelho

Os dados não são exactamente surpreendentes: os componentes da câmera foram “emprestados” do HTC 10, assim como os altifalantes na parte inferior do dispositivo. Quanto ao processador, é possível que seja um Snapdragon 821.

androidpit Nexus 6P 15

O que é realmente interessante são as versões de armazenamento. A fonte mencionada por Ruddock afirmou que haverá apenas as versões de 32 e 128 GB para o HTC Marlin. Uma possível versão com 64 GB não foi citada. Talvez a Google tenha percebido, no que diz respeito aos números de vendas, que a variante com 64 GB do Nexus 6P não teve grande procura.

Vale reiterar que, de acordo com o próprio Ruddock, a fonte é confiável, mas ainda pode haver mudanças. Ele estima que as informações sejam “90% precisas”.