A nostalgia apoderou-se de toda a equipa Droidlab.pt ao ver esta noticia fantástica. Muitos dos nossos leitores possivelmente nem sequer ouviram falar no HTC HD2 um dos melhores telefones que usei em toda a minha vida.

O HTC HD2 foi lançado em 2009 e vinha com Windows Mobile 6.5, sim leram Windows Mobile, acho que a HTC quando lançou este equipamento (topo de gama), não conseguiria imaginar o sucesso que este equipamento viria a alcançar. Com a ajuda de pessoas muito dedicadas e uma grande comunidade no famoso fórum XDA Developers, os utilizadores podem correr ports de Unix, várias versões de Windows Phone, Firefox OS, e como não poderia deixar de ser Android.

htc-hd2-marshmallow

Posso vos dizer que já tive pelo menos dois HD2, e era um equipamento fantástico, preferivel a muitos que vinham com Android de origem. O metodo de instalação, conversão para Android é relativamente fácil então foram vários os que compraram o smartphone para o converter em Android.

Este HD2 ao longo de todos estes anos, já viu Android 2.1, Jelly Bean, Kit Kat, Lollipop e agora um impressionante Port de Android 6.0 Marshmallow. Sem duvida impressionante tendo em conta que já se passaram 6 anos desde o seu lançamento.

Claro que não podemos chamar a HD2 a correr Marshmallow um telefone funcional, mas é muito agradável olhar para a foto aqui ao lado mostrando um HD2 com Android Version: 6.0

 

Segundo macs18max, criador deste port de CyanogenMod 13, apenas conseguirão usar o ecrã, Wi-Fi, áudio e pouco mais, é muito lento e está cheio de bugs. 

Claro que o importante da noticia não é a ROM em si, pois está muito longe de poder ser usada no dia-a-dia, possivelmente nunca o será. Mas também se olharmos para as características deste mítico smartphone compreendemos logo que já não é um equipamento para usar no dia-a-dia. O HD2 é alimentado por um processador de apenas 1 core a 1GHz, o Scorpion da Qualcomm e tem apenas 448MB de RAM. O tamanho do seu ecrã 4.3 polegadas na altura era considerado “grande” algo comparável a phablet na altura.

Sem duvida que a legião de fãs do HD2 vão gostar de saber que o mesmo ainda mexe. E vocês têm algum na gaveta? Que tal experimentar um pouco de Marshmallow no vosso HD2?