A Google tem estado a mover-se lentamente para o hardware, primeiro com o Nexus Q (o media player digital da Google), o Chromebook Pixel, o Chromecast e o próximo Pixel C.

google-hardware-storeAgora, notícias ás quais o The Information teve acesso, afirma que a Google quer, pelo menos, entrar no jogo de projectar chipsets para dispositivos Android, assim como a Apple desenha os SoCs encontrados nos dispositivos iOS.

Segundo as informações, a Google teve discussões sobre como projectar o seu próprio chipset. Tudo isto começou porque a Google quer construir um “dispositivo de conectividade corporativa”. Não está claro o que será esses dispositivo, mas poderá ser uma versão empresarial do OnHub, ou até algo relacionado com o Pixel C. A noticia afirma ainda que a Google pensa em projectar

chips para smartphones, a fim de integrar melhor os recursos do software com o hardware.mobilepresence

Os pontos de divisão deste plano parecem estar com o facto de a Google ter de encontrar um parceiro para a fabricação dos chipsets e também de serem ou não capazes de convencer os fabricantes de hardware como a Samsung a utilizar os chips nos seus dispositivos. Caso tal não aconteça, não será muito fácil ver a Google a construir o seu próprio chipset Android.

Nota Final

A fragmentação de hardware no “mundo Android” está a semear medo no seio da Google, que poderá não ser capaz de realizar a sua visão para o seu OS móvel e todo o ecossistema Android, e assim melhor competir com a Apple, que tem todo o seu hardware “unificado”.