A Google está a trabalhar forte no seu smartphone de 2016, mas em vez de um novo NEXUS, deveremos ter algo completamente novo. Durante o último mês muita informação tem surgido sobre os dois novos smartphones, que não são “NEXUS”e alguma dessa informação já foi aqui divulgada!

Normalmente, com cada nova versão do Android, a Google lança um novo hardware, como no tablet Nexus 7 ou mais recentemente os Nexus 5X e 6P juntamente com o Marshmallow. Para 2016, o gigante das pesquisas está a preparar o lançamento de dois novos smartphones, e desta vez parece que apenas HTC está na origem da sua construção, e a Google vai vender os mesmos sob o nome Pixel e Pixel XL. Ao mesmo tempo espera-se um novo tablet e talvez novos smartwatches.

google-pixel-and-pixel-xl-specificationsVoltando a Abril passado, o famoso Evan Blass (@Evleaks) revelou que dois novos telefones estariam a ser construídos pela HTC, e desde aí têm sido muitos a confirmar essa informação. Agora que o Android 7.0 Nougat foi lançado e começam a aparecer os “leaks” do novo Nexus (Pixel), tudo começa confirmar-se.

A Google juntou-se a inumeros parceiros ao longo dos anos. Começando com o “original” HTC Nexus One. Desde essa altura já vimos produtos da ASUS, Samsung, Motorola, LG e Huawei. Depois de todos estes anos a Google parece voltar-se novamente para HTC.

No entanto, uma reportagem recente do site da AndroidCentral afirma que a Google irá tomar um rumo diferente, deixando de chamar aos seus produtos “Nexus”. Em vez disso, os mesmos vão ter um “G” na traseira e passarão a chamar-se Pixel e Pixel XL, de acordo com o AndroidPolice. O maior, de 5.5 polegadas será, obviamente, o XL.

google_pixel_phone

Os primeiros detalhes sólidos começaram a chegar em Junho, por intermédio do AndroidPolice, afirmando que sabiam os nomes de código e algumas das características. Desde aí, foram revelando algumas informações sobre aquilo que devemos esperar, mudanças no software, e algumas novas funcionalidades. No entanto estas informações são apenas rumores, podendo as mesmas serem alteradas até à data de apresentação.

Dizendo isto, aqui fica toda a informação daquilo que poderão ser os novos smartphones da Google, e até mesmo do novo Tablet.

O AndroidPolice afirma que a sua fonte é bastante confiável, e a informação recebe um 9/10 iem termos de correcção e veracidade. Ambos os “Nexus” de 2016 vão ser fabricados pela HTC, terão um design premium em alumínio, devem partilhar praticamente as mesmas características embora sendo um maior, terão um melhor display e maior capacidade de bateria. Isto significa que o mais pequeno não vai ser um smartphone de “média gama” como vimos no Nexus 5x em 2015.

Ainda em Julho foi divulgada a primeira imagem. Foi criada com base nas informações recolhidas na fonte, não sendo uma imagem verdadeira. O design será partilhado em ambos os modelos.screen-shot-2016-07-05-at-2-11-16-pm

Antes das características, há ainda algumas evoluções no que diz respeito ao software. A Google confirmou recentemente algumas alterações ao funcionamento do software dos próximos “Nexus”, para além da versão base do Android, existirá um novo botão Google em substituição da actual barra, e deslizar para cima para abertura da gaveta de aplicações.

Nexus-launcher

Todas estas alterações já foram confirmadas com o novo Pixel Launcher que já anda a ser disponibilizado pela Internet.

Nexus 6 de 2016

Cada ano a Google dá um nome de código aos seus produtos, para ser usado internamente e para ser fornecido aos developers de software. Por exemplo, o Motorola Nexus 6

de 2014 era o Shamu, e em 2015 eram chamados de Bullhead e Angler. O irmão grande de 2016 é conhecido por “Marlin” que terá um ecrã de 5.5 polegadas, um pouco mais pequeno que o Nexus 6P do ano passado. Aqui fica o que sabemos!

2016 Nexus/Pixel XL (Rumores)

  • 5.5 polegadas  2560 x 1440 Quad-HD AMOLED
  • Quad-core Snapdragon Processor (821) com 4GB de RAM
  • 32 ou 128GB de armazenamento (sem micro-SD slot, e não haverá modelo de 64GB)
  • Android 7.0 Nougat
  • 12 Megapixeis na câmera traseira com OIS, 8MP na frente
  • Leitor de impressões na traseira.
  • USB Type-C para carregamento rápido
  • Bateria de 3,450mAh

Na maioria, estas características parecem um upgrade decente ao Nexus 6P, embora com um ecrã um pouco menor. O aparelho parece ainda um pouco mais pequeno, uma vez que os altifalantes serão colocados na parte inferior e não na frente, tem um processador melhor e mais eficiente, câmera melhorada, carregamento rápido, e uma bateria de igual capacidade, significando uma melhor eficiência devido ao menor tamanho de ecrâ.nexus-marlin-and-nexus-sailfish-leaked-prices

É provável que tenha o corpo em alumínio escovado, em semelhança com o Nexus 6P e o HTC 10, mas teremos de esperar para ver.

No entanto, o melhor destes rumores é que o HTC Pixel de 5 polegadas e o XL terão o mesmo design, as mesmas características de hardware, apenas com o tamanho e o preço a serem menores. Esta ideia surge no seguimento do sucesso dos mais recentes produtos da Apple e mais recentemente da Samsung, como o Galaxy S7 e o irmão grande Galaxy S7 Edge.

2016 HTC Nexus/Pixel (Rumores)

  • 5 polegadas 1920 x 1080p Full HD AMOLED
  • Quad-core Snapdragon (821 ou 823) com 4GB de RAM
  • 32 ou 128GB de armazenamento (sem micro-SD slot, não haverá modelo de 16GB)
  • Android 7.0 Nougat
  • 12 Megapixeis na câmera traseira com OIS, 8MP à frente
  • Leitor de impressões na traseira.
  • USB Type-C para carregamento rápido
  • Bateria de 2,770mAh

Como demonstrado acima, ambos serão muito semelhantes, apenas com a diferença de que o Pixel terá um ecrã menor e com uma resolução mais baixa e o tamanho da bateria.

Ainda para atirar mais lenha para a fogueira, o Evan Blass @evleaks, que confirmou estes dois smartphones algumas vezes, afirma que a Google e a Huawei vão lançar um novo tablet este ano. Se tudo decorrer conforme os rumores indicam, este deverá ser o novo Tablet de 7 polegadas da Google, o “Pixel Mini”.

Durante o último mês foram aparecendo algumas fotos destes dois novos smartphonhes, quer fotos “reais” quer renders do mesmo, como as que mostramos a seguir, onde surgem também as quatro supostas cores disponíveis.

htc-render-3nexus-2016-htcResumindo, ambos os aparelhos têm muito para oferecer, para além de um excelente design e a última versão do Android. Os potenciais clientes vão poder escolher o tamanho que mais lhe convém, sem terem de sacrificar as características funcionais do produto na versão de 5 polegadas.

Data de Lançamento

Existe uma data que tem sido veiculada na Internet para apresentação dos smartphones da Google para o ano de 2016. Essa data é o dia 4 de Outubro. Se for verdade, mais informações devem surgir nos próximos dias.

A ser verdade, Outubro pode ser o mês em que a Google vai apresentar os seus dois novos smartphones, um tablet de 7 polegadas, e dois novos smartwatches Android Wear, tudo sob a sigla “Pixel” e a correr a última versão do sistema operativo. Já para não mencionar um novo Chromecast e algum hardware Daydream VR. Este promete ser um mês atribulado para a Google. Aguardemos por mais informação..