A supremacia do Android continua a aumentar e já é praticamente imbatível no mercado, mas como todo o sucesso tem um lado negativo, este domínio resulta num sistema extremamente apetecível aos criminosos digitais, tendo em consideração que as ameaças são maiores onde há mais público.

Infelizmente, já não é algo incomum reportarmos malwares que aparecem regularmente na Play Store da Google, e a última nota divulgada mais uma vez pelos especialistas da Kaspersky Lab corrobora exactamente isso.

A empresa russa que se dedica á segurança da informação, apresentou mais duas aplicações infectadas pelos malwares da família Ztorg, o Magic Browser e o Noise Detector.

Magic Browser
Noise Detector

As ameaças da geração Ztorg apareceram pouco depois do Dvmap – o malware que utilizava injeção de código para enganar a segurança da Play Store – e originalmente foram identificadas pelo analista Roman Unuchek, que também é

pesquisador na Kaspersky.

De acordo com a nota de Unuchek, estas duas aplicações – juntas – foram descarregadas mais de 60 mil vezes em todo o mundo, desde que chegaram à loja Play no final de maio.

O Magic Browser basicamente funciona como uma extensão para o navegador Chrome do Android, enquanto que o Noise Detector permite medir o nível de ruído no ambiente. A família Ztorg explora as vulnerabilidades de smartphones Android para obter acesso root – privilégios de super user que viabilizam o controlo completo do dispositivo –, e assim roubar informações sigilosas e comprometer os dados disponíveis no aparelho em questão.

No entanto, estes dois últimos malwares eram utilizados para enviar mensagens de tarifa premium a partir dos dispositivos das vítimas. Da informação ainda ressalta que as ameaças desligam o volume do aparelho e apagam as mensagens recebidas, assim, o malware foi nomeado como Trojan-SMS.AndroidOS.Ztorg.a.

Através de um comunicado definitivo no blog para desenvolvedores, a Google diz que já está ciente dos problemas e removeu as aplicações reportados pela Kaspersky, concluindo que está a trabalhar em prol da segurança aprimorada na loja Play.