Sabias que ao realizar uma pesquisa no Google, muitas vezes o próprio motor de busca sabe a localização originária da mesma?

Existem algumas funcionalidades no próprio Google Chrome que permitem à gigante norte-americana saber a tua localização, o que apesar de poder parecer um factor insignificante para muitos, não deixa de ser uma invasão à privacidade de utilizador. Assim sendo, vamos explicar como proceder de forma a que o Google não tenha acesso à localização das pesquisas sem a respetiva autorização.

1. Aceder à Timeline da Google

A Timeline corresponde a uma linha cronológica que faz parte do Google Maps (aceder aqui) onde se encontram todas as suas pesquisas e também as respectivas localizações onde as mesmas foram efectuadas, caso tenhas a opção “Histórico de localizações” activa. Assumindo o cenário em que a dita opção se encontra activada, vaais verificar que estão presentes no mapa um ou mais pontos correspondentes à localização das diversas pesquisas.

Localização_Google

2. Desativar o histórico de localizações

O próximo passo é desactivar a supra citada funcionalidade para que o Google daí em diante, não volte a guardar o histórico das localizações das pesquisas. Ao selecionar a opção para desactivar o “Histórico de localizações”, irá surgir um aviso por parte da Google a advertir o utilizador das consequências na desativação do serviço, como explicitado pela seguinte imagem.

Localização_Google1

3. Eliminar todo o histórico

Após desativar o  serviço de localização, o que já não permite ao Google identificar os locais das pesquisas no futuro vamos ter que eliminar todo o histórico de navegação. Então, como remover todo o histórico definitivamente?

A resposta encontra-se no ícone que simboliza um caixote do lixo, a negro, situado no canto inferior esquerdo do mapa. Ao pressionar o dito ícone, o Google ir-lhe-á fazer uma última pergunta de confirmação antes de eliminar o histórico em definitivo, à qual deves responder afirmativamente!
Localização_Google2
Se ainda não conheces a referida aplicação, a Droidlab deixa aqui o link para download da mesma no Google Play:
google_play