Como já tinha sido noticiado pelo Evan Blass (@evleaks), o serviço de mensagens instantâneas Allo da Google já está disponível para download, e começou a ser disponibilizado oficialmente aos utilizadores.

Tanto o Duo como agora o Allo estão ligados ao número de telefone, em vez de associado à conta Google. O Google Duo está concentrado nas vídeo chamadas, o Allo trabalha mais com as mensagens instantâneas tradicionais, tal como o WhatsApp e iMessage.

Resposta inteligente

google_allo_smart_reply_ios.gif
Através da resposta inteligente, o Allo analisa a conversa e cria sugestões de resposta para as mensagens recebidas. Mesmo fotografias são elegíveis para a resposta inteligente. Estas sugestões de resposta pode ser baseadas em texto, com base em emoji, ou uma mistura de texto e emoticons. Ao longo do tempo, o aplicativo vai compreender melhor o estilo do utilizador e adaptar as sugestões que estão mais perto do que aquilo que o utilizador realmente responderia.

Expressão

google_allo_on_android_and_ios.png

Não é nenhuma novidade nas aplicações de mensagens mais recentes. Mas agora a Google permite personalizar as mensagens com texto, emoções, fotos, vídeos e Stickers. Estas formas visuais de comunicação tornaram-se incrivelmente populares noutras plataformas de mensagens como o Facebook Messenger e WhatsApp.

Assistente Google

google_allo_contextual_chat.gif

Onde o Allo se sobrepõe à concorrência é aqui. Quando o Google Assistant estiver activo, as conversas podem obter informações valiosas. É essencialmente o Google Search nas conversas, fornecendo resultados cada vez que necessitar de ajuda.

Navegação Anónima

google_allo_incognito_mode_chat.png

Tal como no Chrome, o modo Incógnito do Allo coloca-nos fora do radar da Internet. Qualquer coisa que seja dita ou trocada neste modo será “top secret e com criptografia” desaparecendo após um determinado tempo definido. Embora se acredita-se inicialmente que o apoio às SMS não seriam incluídos, um post da Google sobre o lançamento da aplicação diz que os utilizadores do Allo poderão enviar mensagens para aqueles que não a usem. O problema é que as pessoas que não utilizam o Allo, para pré-visualizar as mensagens, são incentivadas a instalar imediatamente a aplicação.

A aplicação já esta disponível via PlayStore. Para instalar clique aqui. Mas infelizmente não está disponível de imediato para todos os países, uma vez que está a ser disponibilizada aos poucos. Se não quiseres esperar, podes fazer download do APK aqui (via APKMirror) e instalar manualmente.