Se és o tipo de pessoa que quer o mínimo de controle do Google no seu smartphone, então você já deve conhecer a loja virtual Yalp, de Sergei Yeriomin. A plataforma funciona como uma alternativa à Google Play Store, ideal para usuários do Android que se preocupam com as políticas do Google sobre privacidade (ou a falta dela). Porém, um ponto negativo no Yalp é a sua interface desatualizada, mas agora um novo aplicativo promete consertar esse problema para você.

O Galaxy é basicamente uma variante da Yalp Store, mas com uma interface baseada no Material Design, que a torna muito mais agradável aos olhos, mesmo para aqueles que expulsaram o Google de seus smartphones para sempre. O Material Design constitui uma série de diretrizes de design do Android, introduzido quando o Android Lollipop foi lançado, e que vem sendo mantido e atualizado a cada nova versão do sistema operacional, como Android Marshmallow,

Nougat e Oreo – e que deverá ser redesenhado como Material Design 2 em breve.

A Yalp Store acessa a Play Store usando as suas próprias credenciais, então, nesse sentido, ela se encontra em uma área cinzenta, e é difícil de saber se este tipo de acesso é permitido ou não pelo Google. De qualquer forma, você também pode usar suas próprias credenciais e utilizar o Yalp para baixar aplicativos no formato de instalação APK.

Se você quiser baixar o Galaxy – que não é de forma alguma relacionado à Samsung, por sinal – é só clicar no link de “FONTE” mais abaixo. E caso você esteja usando uma ROM customizada no seu celular, saiba que o Yalp e o Galaxy funcionarão perfeitamente com o LineageOS sem elementos do Google.