A Samsung lançou na última quarta-feira (09) a versão beta do Android Nougat para seus clientes na Coreia do Sul e alguns outros países selecionados. Embora não sejamos dos países seleccionados, já é possível ter a nova versão no teu smartphone instalando o firmware de forma manual.

O novo TouchWiz conta com várias melhorias visuais e também com novos recursos que foram herdados do Galaxy Note 7 e que estão ainda melhores no Galaxy S7 e S7 Edge com Android Nougat. A Samsung tem vindo a adoptar uma postura de tornar sua interface menos carregada numa aproximação cada vez maior ao Android puro.

Launcher com recursos do Nougat

O Launcher da Samsung é praticamente o mesmo. O que temos de novo aqui é a barra de pesquisa no topo do ecrã, novidade estreada no Grace UX do Galaxy Note 7. No entanto, outra função está agora  nos atalhos das apps, como já é conhecido no Nougat puro, é possível ver algumas funcionalidades ao tocar e segurar uma app no ecrã inicial ou na gaveta de aplicativos.

Gaveta de atalhos do sistema próxima do Android puro

Samsung sempre procurou seguir o seu próprio caminho com o TouchWiz, mas decidiu apostar em algo mais próximo do Android padrão aqui no Nougat. O que muda é que ao invés daqueles ícones dentro de círculos que temos no Marshmallow, a Samsung optou por algo mais próximo ao que vemos na linha Pixel e Nexus, mudando apenas o tom cinza escuro por um azul claro.

Interface Grace UX com um leve toque de Nougat

A interface lembra bastante a que foi apresentada no Galaxy Note 7, que recebeu o nome de Grace UX. O que muda no Nougat é que temos ícones maiores no canto esquerdo, além de tons de cores diferentes. A organização é a mesma, onde vemos as funcionalidades agrupadas em sub-menus, o que ajuda a encontrar o que estamos à procura. Ainda há um atalho de pesquisa no topo para facilitar encontrar algum recurso em específico.

Novo gestor dos recursos do sistema

Agora é mais fácil manter o TouchWiz otimizado, bastando apenas tocar num botão que irá limpar os dados desnecessários e encerrar serviços em segundo plano. É necessário realizar esta tarefa com uma certa frequência para ter sempre o Android a fluir àvelocidade máxima no Galaxy S7. Os perfis de consumo também estão presentes, para ajudar a economizar bateria nos momentos importantes.

Perfis de utilizador

Outra grande novidade está nos novos perfis de utilizador. O padrão é indicado para o uso diário, enquanto outras opções são indicadas para quem joga ou assiste muitos vídeos.

  • Normal: Indicado para ter o melhor equilíbrio entre desempenho e consumo
  • Jogo: acelera o hardware para garantir que os jogos correm com o melhor desempenho
  • Entretenimento: qualidade sonora e visual melhorada para uma melhor experiência.
  • Alto desempenho: indicado para correr benchmarks, já que o hardware será forçado ao máximo, o que acaba por aumentar o consumo de bateria.

Novo software de câmera

A câmera do Galaxy S7 recebeu as melhorias que foram implementadas inicialmente na câmera do Galaxy Note 7. Ao deslizar da borda da esquerda para o centro temos acesso aos modos de fotografia. Do lado direito para o centro há os filtros de imagem para capturar fotos artísticas. Por fim, de cima para baixo alterna entre as duas câmeras do Galaxy S7.

Filtro azul e zoom de ecrã

Duas novidades lançadas no Nougat na linha Pixel estão aqui: o filtro azul e o zoom de ecrã. O primeiro permite alterar a tonalidade da cor branca para reduzir o cansaço visual com a utilização do smartphone no escuro. A segunda permite alterar a escala da interface para reduzir ou aumentar os elementos exibidos em três níveis diferentes.

Always on Display

O Always on Display 2.0.24 conta com todas as opções de relógios para o ecrã de bloqueio que foram lançadas no Note 7. Esta novidade chegou recente ao Galaxy S7 via atualização da app, mas ainda faltava o suporte para notificações de apps de terceiros. Agora é possível aceder a uma app rapidamente da tela de bloqueio ao tocar duas vezes numa notificação.

Android Nougat, mas ainda na versão 7.0

Esta atualização beta chega ainda com o código do Android 7.0 Nougat. A versão 7.1 está presente apenas na linha Pixel e nos smartphones mais recentes da linha Nexus – neste caso em estado beta. Como o código AOSP final do 7.1 só será libertado no início de dezembro, podemos esperar que a versão final da TouchWiz Nougat do S7 seja atualizada para esta versão quando o programa beta for encerrado no próximo mês.

Até lá a Samsung deverá lançar outras atualizações para aqueles que estiverem inscritos no programa beta.

Os firmwares para Galaxy S7 e S7 Edge são, respectivamente, G930FXXU1ZPK4 e G935FXXU1ZPK4, e podes fazer o download através dos links:

Esta instalação só deverá ser feita por utilizadores experientes, a a DroidLab não se responsabiliza por qualquer problema que possa surgir.