Fui já no início do ano, que a Samsung iniciou o processo de atualização dos smartphones Galaxy S6,S6 Edge e Note 5 para o atual Android 6.0.1 Marshmallow, mas apenas para os utilizadores da sua terra natal, Coreia do Sul. Um mês depois foi a vez de outros mercados mundo afora também serem contemplados e, agora, é chegado o momento dos modelos vendidos no Brasil.

id165031

É importante recordar que inicialmente são contemplados os dispositivos que estejam sem vínculos com operadoras. Como vimos anteriormente, a linha Galaxy S6 e também o Note 5 deveriam ter recebido a atualização há dois meses, mas a fase de testes levou mais tempo do que a Samsung esperava.

Como vemos nas capturas, os pacotes pesam cerca de 1,2GB. Quanto aos recursos que chegam com a atualização temos todas as novidades presentes no Marshmallow tais como o Modo Doze, que melhora o desempenho da bateria, o Google Now On Tap, que fornece informações contextuais sobre o que tu tens no ecrâ, além de uma TouchWiz renovada e muitos outros recursos

id165035

Novidades no Galaxy S6 Edge

Para o S6 Edge temos ainda mais diferenciais com a chegada do Marshmallow, trazendo o atalho “My Places” que lista quais as aplicações usadas por último, a Samsung permite ter acesso a elas de qualquer tela. Há também o “Task Edge” que é bem similar, mas permite que o utilizador crie atalhos relevantes para recursos e apps do sistema.

Outra novidade é o “Quick Tools” que oferece informações sobre a localização e o tempo, além de atalhos para o S Planner, Twitter Trends, Yahoo Finance e Sports. Como pode ser visto, a Samsung quer realmente deixar claro que ter algum smartphone da série Edge mostra diferenciais consideráveis para outros aparelhos, mesmo os da linha Galaxy com mesma versão da TouchWiz.

Novidades no Galaxy Note 5

Entre as mudanças percebidas pelos utilizadores do Note 5, temos a possibilidade de desativar o gesto de criar miniatura das aplicações, cores menos chamativas para as pastas e central de notificações. Também é possível utilizar as API do Android para o uso do sensor de impressões digitais: podemos usar no Google Play e em diversas outras aplicações, além de pequenos ajustes nos ícones. O Problema ao usar o teclado da Samsung no Excel (travava ao tentar criar fórmulas) foi resolvido, bem como a animação ao visualizar as notificações no ecrâ de bloqueio e o problema no launcher em que os widgets desapareciam e voltavam.

E tu? já atualizas-te o teu S6/S6 edge ou Note 5 para o novo Android 6.0.1 Marshmallow?