Apresentado como o “smartphone inteligente que pensa em grande”, a sexta versão do Galaxy Note mantém a aposta na S Pen, que foi melhorada, continuando a diferenciar-se com a proposta completa, até porque a caneta não é vista como um acessório mas como um elemento do telefone.

O ecrã de 5,7 polegadas quad HD, em Gorilla Glass 5, assume a mesma tecnologia de ecrã curvo que a Samsung já tinha introduzido na linha S6 com o Edge e o Edge plus, e que manteve no modelo S7, anunciado no início do ano. As curvas “simétricas” e que estendem fisicamente o ecrã ajudam também a que o telemóvel seja fácil de segurar numa só mão, apesar do tamanho XL, uma “portabilidade” que também tem a ajuda da espessura de 7,9 mm e de um peso “light” de 169 gramas, menos 2 gramas do que o Note 5.

As diferenças sentem-se também na capacidade de processamento. O processador octa core é mais rápido do que o da versão anterior, o assim como a capacidade de memória, que passa a ser de 64 GB.

Mas as novidades não ficam por aqui: a Samsung tornou o Note 7 à prova de água, e o telemóvel pode ser mergulhado durante meia hora, sem sofrer qualquer dano, seguindo a norma IP68. E a câmara fotográfica tembém tem melhorias, integrando a mesma tecnologia já implementada no Galaxy S7 e S7 edge, com o auto focus rápido e o sensor dual pixel para imagens mais perfeitas em baixa luminosidade.

galaxy-note-7-renders-1Como é precisa muita capacidade de bateria para suportar todas as funções, a Samsung melhorou também este elemento tão relevante de um smartphone. O Note 7 tem uma bateria de 3.500 mAh, com gestão inteligente e possibilidade de carregamento rápido com o USB-C, mas também com carregamento sem fios.

Segurança reforçada

A segurança da informação volta a ser um ponto relevante na estratégia da Samsung, e para além do software Knox e do sensor de impressão digital, a empresa sul-coreana adiciona agora um scan de iris para uma autenticação mais “personalizada”.

Além das novas possibilidades de autenticação, o Note 7 tem um folder separado com mais camadas de segurança, mantendo os dados privados, e o sistema de reconhecimento de impressão digital pode ser usado nos pagamentos com o Samsung Pay. Com o Samsung Pass a autenticação por impressão digital e scan de iris pode ser usada também noutras aplicações de terceiros.

Uma nota menos positiva vai para o sistema operativo: havia muito quem antecipasse que o Note 7 já integraria a nova versão do Android, o Nougat, mas a verdade é que ainda traz pré-instalado o Marshmallow, provavelmente devido à data de lançamento, já que a versão 7 do sistema operativo patrocinado pela Google só deverá estar disponível no final de agosto.

A contagem decrescente para a disponibilização comercial já começou e em poucos dias irá estar disponível em pré venda, chegando às lojas a 19 de agosto. Só o preço não foi ainda revelado.

A comparação entre os modelos Note 5 e Note 7 está bem clara na infografia que reproduzimos abaixo.