Cada vez mais presentes, os smartwatches já podem ser consideradas ferramentas de grande importância na vida cotidiana porque são capazes de realizar tarefas que os smartphones não conseguem por ter um contato mais íntimo com o usuário, além de mostrar a hora como um relógio comum.

Se você pensa em um relógio que também monitore seus exercícios e condições físicas, é provável que o Fitbit Charge 2 lhe agrade.

Design minimalista

O design do Fitbit Charge 2 é como o de muitos smartwatches, uma pulseira de silicone frisada para ter mais aderência e um componente retangular que contém a parte de fato inteligente. A traseira em aço inoxidável contém um medidor de batimentos cardíacos e os contatos para recarga da bateria.

Na parte frontal há uma tela OLED sensível ao toque, mas para complementar os controles, o Charge 2 também possui um botão lateral.

A tela do Charge 2 não é necessariamente touchscreen, porém registra bem os toques feitos nela. Para acender a tela você pode pressionar o botão, dar dois toques na tela ou levantar o braço como se fosse ver a hora que a tela irá acender. Com um toque é possível ver o registro de passos e pressionando o botão é possível navegar entre os menus

 

Funções com acesso facilitado

Já falando das funções, ao acessar o menu de funções, com um toque se abre o menu específico da atividade em questão;

  • No monitor cardíaco é mostrada a frequência cardíaca atual e com um toque é mostrada a taxa de batimentos cardíacos quando em repouso, assim é fácil fazer uma comparação.
  • Para navegar no modo de exercícios basta tocar na tela e
    selecionar a atividade que deseja monitorar, para escolhê-la basta pressionar e segurar o botão e para ter mais informações é só segurar o botão novamente.
  • Há uma atividade guiada de relaxamento respiratório, ideal para o pós-treino, para acessá-la basta segurar o botão principal como nas outras funções.
  • Os alarmes são simples, basta tocar na tela para navegar entre os alarmes e pressionando o botão você os ativa ou desativa.
  • Segurando o botão é ativado o cronômetro, para pausá-lo ou continuar a contagem basta pressionar o botão e para reiniciar, pressione e segure.

Saindo dos menus, ainda no modo relógio, com toques na tela é possível visualizar os passos dados, a distância percorrida, calorias queimadas, a elevação durante a atividade e o tempo da atividade.

Cumpre o que promete

O Fitbit Charge 2 é um daqueles dispositivos que não deixam na mão quanto às suas capacidades, todos os menus e funções podem ser acessados com muita facilidade até mesmo durante uma atividade física, portanto no quesito de monitoramento das atividades ele de fato cumpre suas promessas.

 

A falta de um GPS interno pode ser sentida por alguns usuários, porém é possível usar o GPS do smartphone, que pode ser usar o sistema Android, Windows Phone ou iOS.

Talvez uma maneira de compensar a ausência do serviço de geolocalização seja o bom monitor de sono do smartwatch, que monitora tanto o sono, quanto a qualidade do mesmo registrando os movimentos e batimentos cardíacos durante a soneca. Todos os dados do Charge 2 são sincronizados com o smartphone.

 

E para completar, o Fitbit Charge 2 tem uma bateria que pode durar até 5 dias e também é resistente à água, porém o relógio não é protegido o suficiente para permitir mergulhos.

Mais informações aqui: https://www.fitbit.com/eu/charge2