A falha que hoje vos apresento deixa o seu Android vulnerável e foi descoberta pela empresa de segurança Perception Point. Este bug existe desde que foi lançado em 2013 a versão 3.8 do Kernel (Linux), no entanto já foi comunicado aos programadores, mas até hoje se mantêm.

Segundo a noticia vinda a público à pouco pelo The Next Web, este bug permite o acesso local completo a todos os servidores. Isto significa que todos os smartphones Android, que ainda tenham a versão 4.4 ou inferior, poderão ser facilmente infectados por aplicações maliciosas que podem, pura e simplesmente, tomar conta de algumas funções básicas do sistema operativo. Esta vulnerabilidade deixa assim de fora os equipamento com a versão Lollipop (5.0) e Marshmallow (6.0).

Android-mediaserver-Flaw (3)

A empresa faz ainda referência que “esta vulnerabilidade tem implicações em aproximadamente dezenas de milhares de computadores e servidores Linux e 66% de todos os dispositivos Android”. O sistema operativo Android, está presente em aproximadamente 1,4 mil milhões de dispositivos (entre eles, smartphones e tablets), o que efectivamente representa 92,4 milhões de dispositivos que podem facilmente ser infectados.

De salientar que neste momento a Perception Point, ainda não descobriu qualquer indicação que esta falha tenha sido explorada, mas no entanto, salienta-se assim que enquanto não sair uma actualização de correcção para Android e Linux, milhões de dispositivos e seus utilizadores continuam em risco!

E tu, tens alguma das versões com esta falha?