Depois de muitos meses, o Facebook Mentions já está disponível para os utilizadores com dispositivos Android. A aplicação não está aberta a todos, é necessário “ser famoso” para obtê-lo. Isso porque ele é projetado para dar aos referidos utilizadores uma maneira de partilhar facilmente as atualizações públicas de status, fotos e vídeos com os fãs em movimento, tudo sem atrapalhar os seus restantes amigos da aplicação Facebook. O Mentions não só funciona para divulgar publicamente as mensagens para os fãs e seguidores, mas também para partilhar streaming de vídeo ao vivo.

Facebook-Mentions-Cover

O Facebook lançou o Mentions para iOS em julho de 2014 e apenas agora é lançado para Android. O News Feed em Mentions inclui o conteúdo público tanto de amigos como de outras pessoas e ainda as páginas que o utilizador segue. Graças à terminologia “following” o que temos é mais uma audiência pública do que os conteúdos dos amigos e familiares. Depois, há o guia de tendências, que ao aceder abre um pop-up que incentiva a usá-lo para discutir temas atualmente populares com o público.

Já a guia “Mentions” é aquela realmente útil para os perfis verificados. Ela não mostra apenas as mensagens nas quais o utilizador foi marcado como também exibe mensagens públicas que

incluem links para os artigos do utilizadores. É preciso ter adicionados o Facebook metadata com os detalhes do autor no CMS onde os artigos são postados. Uma vez que isso é criado, os jornalistas podem ver o que as pessoas estão dizem sobre o que eles escrevem, quando os links são partilhados. Assim, também é simples saber se alguém não percebeu alguma coisa do que foi escrito nos artigos, ou identificar um comentário do leitor sem que tenham de marcar o autor do texto. A guia de Notificações é semelhante à do app do Facebook regular, mas sem alertas sobre Eventos e Grupos. O utilizador só será notificado sobre likes, comentários, menções e follows. Isso é muito semelhante ao próprio fluxo de notificações do Twitter.

Artboard-0.1-Not-Blurred

As transmissões de vídeo ao vivo são diretas, sem necessidade de uma aplicação separada, é possível fazer sessões de perguntas e respostas baseadas em texto com o público, também.

Além disso, ao publicar um conteúdo, os famosos podem optar por partilhar publicamente ou apenas para seguidores. Isso é útil para aqueles que preferem separar os conteúdos de publicidade/ spam dos conteúdos de trabalho.

A aplicação já se encontra disponível para download no Google Play:

google_play