Nem todos os utilizadores podem desfrutar de um plano de dados de internet ilimitado. As operadoras costumam cobrar caro pelos pacotes e os limites duram apenas dias ou semanas. Existem opções ilimitadas mas, de um modo geral, é necessário estar atento para que os dados não acabem antes do prazo.

O Android, por sua vez, cumpre um papel essencial ao oferecer alguns recursos que monitoram o consumo de dados no sistema. Existe um grande problema no acesso a estas opções, visto que elas estão presentes em versões mais recentes do SO e que não estão acessíveis a todos. O grande trunfo aqui pode ser a app que a Google lançou recentemente nas Filipinas, e que promete optimizar ainda mais a economia de dados de internet do smartphone. O Triangle traz consigo algumas funções bem interessantes e que podem ser

usadas por utilizadores com planos pré ou pós-pagos. Faz a monitorização dos dados que são consumidos por todo o sistema, aplicações e jogos, e apresenta quais foram os que consumiram mais internet de acordo com o período selecionado (diário, semanal ou mensal).

triangle app google

A função mais interessante do Triangle é que o utilizador pode definir quais as apps que podem usar internet e por quanto tempo isso deve acontecer. Assim, é possível fazer com que o WhatsApp use os dados por 10 minutos, 30 minutos ou para sempre. Aquelas aplicações ou jogos que não devem usar internet também podem ser bloqueadas definitivamente ou temporariamente.

O mais importante no Triangle é que não interfere no desempenho do sistema e nem no comportamento das aplicações. Como mencionei acima, a app está disponível apenas nas Filipinas, logo, para a testar é preciso instalar manualmente via APK. Para fazer o download no site APK Mirror basta clicar aqui.