Todos nós sabemos que as baterias ainda são más, pois os smartphones, têm evoluído muito e as baterias muito pouco. Por vezes, nem se aguentam para um dia inteiro !

Mas em parte também a culpa é nossa, porque andamos sempre a carregar os nossos smartphones de forma errada!

Muitos utilizadores têm a ideia que carregar os smartphones aos poucos “vicia” e quase toda a gente tem a ideia, que mais vale carregar quando estiver quase morto e carregar tudo de uma vez, que faz melhor à saúde da bateria. Ora, essa ideia não poderia estar mais errada!

hospitality

Quem o diz é um site de uma empresa canadiana especializada em baterias, a Cadex. Esta empresa no seu site tem uma área dedicada a explicar alguns fenómenos que muitas vezes desconhecemos e que os 35 anos de experiência da empresa no ramo permitem trazer a público.

Se quiseres ter a tua bateria todo o dia a fornecer energia ao smartphone sem qualquer problema e sem qualquer reserva para poder usar o que precisas, vais ter de mudar alguns hábitos, segundo os especialistas.

Desliga o telefone da tomada quando estiver totalmente carregado!

De acordo com o site, deixar o smartphone ligado à energia e já com a carga completa provoca um stress enorme nos compostos químicos no interior da bateria. Isto porque o sistema do equipamento está permanentemente, aos pingos, a tentar colocar a carga nos 100%, sempre, sempre, sempre…

infografico-dicas-para-a-bateria-do-smartphone-durar-mais-photo28167359-44-31-12

Isso provoca uma altíssima tensão nos compostos internos desgastando os a própria bateria em si, pelo tal stress.

Claro que há sempre uma discordância sobre o tema. Para esclarecer melhor o utilizador sobre este assunto, a empresa deixou alguns detalhes científicos que explicam o porquê e as razões para “desligar da energia a bateria quando esta está totalmente carregada”. Um exemplo simpático é dado desta forma:

Será como relaxar os músculos após um exercício extenuante. Também de sentiria muito infeliz se conseguisse trabalhar sem parar horas e horas.

A par deste problema, existem controladores de carga mais inteligentes que, com auxílio do sensor de carga, apenas é encaminhada carga para a bateria no caso de a capacidade ser inferior a determinado valor, tipicamente 95%. Se no teu dispositivo, quando ligado continuamente ao carregador, a bateria se mantém muitas horas com 100%, então provavelmente encontra-se sob o stress descrito anteriormente!

Carregar ou não carregar até aos 100%?

De acordo com os dados dos fabricantes de baterias e com os dados recolhidos da utilização de baterias modernas que usamos nos smartphones, as baterias de iões de lítio não precisam de ser totalmente carregadas. Aliás, nem é desejável fazê-lo. Na verdade, segundo afirmam, é melhor não carregar totalmente, porque manter a bateria em alta tensão nos 100% (que é o que acontece na maioria das vezes quando colocamos os dispositivos a carregar) cria stress desnecessário.

Um pouco estranho? Sim, de facto parece, então se estamos a tentar manter o nosso smartphone carregado para um dia, não o devemos carregar todo e usar até acabar? Afinal parece que o melhor é carregar sempre que possamos, aos poucos, à medida que tenhamos uma tomada à disposição.

Liga o telefone à energia sempre que puderes!

Parece que afinal as baterias dos nossos smartphones são mais felizes, se forem carregadas ao poucos do que carregadas até à carga máxima. São mais felizes se forem carregadas ainda com pouca energia do que quando estão sem carga nenhuma.

O ideal, segundo esta mesma Companhia, é que o melhor cenário para aumentar a longevidade da bateria seria carregar quando esta perde 10% da sua carga. Obviamente que isso não é possível nem prático, assim, a sugestão é que a carregues sempre que possas. Está correcto carregar várias vezes ao dia.

Esse comportamento não só optimiza o desempenho da bateria como também dá ao teu smartphone energia para ser usado muito mais tempo. Faz sentido!

Mas há mais. O facto de carregar várias vezes ao dia permite-te usar recursos que consomem mais a energia das baterias, como o GPS e todas as apps que recorrem à georreferenciação. A antena do GPS é a campeã a drenar as baterias e se tiveres o hábito de carregar em pequenos períodos por dia, podes usar o GPS porque vai conseguir recarregar a carga que acabou de perder.

Manter a bateria fresca!

Este é outro dos factores que dá anos de vida às baterias. Este componente nos smartphones é muito sensível ao calor.  Mesmo ao carregar, Várias marcas sugerem que nunca o faças com o dispositivo exposto ao sol ou a temperaturas elevadas, dada a sensibilidade deste processo.

As baterias com o calor sofrem um desgaste terrível. Nunca, em caso algum, deixes o teu smartphone dentro do carro ao sol, junto a uma janela exposto à incidência directa do sol. Este é outro factor que ajuda a que uma bateria tenha uma vida muito menos saudável.

E tu tens cuidados com a bateria do teu smartphone!