Uma das grandes críticas feitas ao Android 5.0 Lollipop foi o excessivo consumo de bateria, e numa tentativa de resolver o problema a Google lançou as atualizações 5.0.1 e 5.0.2 mas o problema não ficou resolvido na totalidade, mesmo com a actualização 5.1 diversos dispositivos tinham um maior consumo de bateria em relação ao mesmos dispositivos com a versão KitKat instalada.

Com o Marshmallow a Google introduziu o modo Doze, de forma a reduzir o consumo de bateria quando o nosso dispositivo está em standby.

Apesar das promessas de uma significativa melhoria nos consumos de bateria por parte do Android Marshmallow, essa promessa não está a ser cumprida.
Vários utilizadores que já instalaram a actualização estão descontentes e reclamam que a bateria gasta-se num instante quando nos ligamos à internet através de Wi-Fi.
No vídeo que vamos mostrar mais abaixo podemos ver um utilizador de um LG Nexus 5 que nos mostra que o Wi-Fi estava a consumir mais bateria que o ecrã e todos os outros componentes do sistema, atingindo uns surpreendentes 1281mAh.

Enquanto a Google não lança uma actualização oficial para resolver este problema, a dica que o vídeo mostra pode ajudar a baixar o consumo da bateria.

Se tens este problema no teu dispositivo, segue as indicações que te vamos dar.

Primeiro, vai a Definições » Wi-Fi » Opções » Avançadas » Manter Wi-Fi ligado durante suspensão » Nunca.
A seguir, selecciona a frequência 2.4 GHz na opção Banda de Frequência Wi-Fi.
De volta ás definições acede à Localização, se estiver desligada liga-a. Acede ao Modo e escolhe Apenas no dispositivo (Utiliza apenas o GPS para determinar a localização), e podes desligar a localização.
Com a localização desactivada, acede a “A Analisar” (clica no botão dos três pontos, no canto superior direito) e confirma se tens as opções Wi-Fi e Bluetooth desactivadas.

Apesar de não ser uma dica que resolva totalmente o problema do consumo elevado de bateria com o Wi-Fi ligado, mas vai permitir que o modo Doze funcione mais eficazmente, permitindo assim que o teu dispositivo não tenha um elevado consumo de bateria em standby.

 

Esperemos que a actualização 6.0.1 do Marshmallow contemple uma correcção a esta falha.